5 bairros com mais tiroteios em Pernambuco

De acordo com os dados divulgados pelo Instituto Fogo Cruzado, em seu Relatório Semestral, lançado em 17 de julho deste ano, a região metropolitana do Recife registrou um total de 890 tiroteios no primeiro semestre de 2023. Esse número representa uma média de cinco ocorrências por dia.

Durante os seis meses analisados, foram registradas 1.013 vítimas baleadas, das quais 728 resultaram em óbito e 285 ficaram feridas, com uma média de seis pessoas baleadas a cada 24 horas. Comparando com o ano anterior, no primeiro semestre de 2022, foram contabilizadas 1.035 pessoas baleadas, sendo 707 mortes e 328 feridos.

Vítimas jovens de tiroteios em Pernambuco são maioria

A violência armada apresenta-se como um problema alarmante em todo o estado de Pernambuco, e entre suas vítimas estão jovens com menos de 18 anos, que têm sido frequentemente atingidos por tiroteios.

Ao longo do primeiro semestre, pelo menos três crianças e 46 adolescentes foram alvo desses episódios. Desse grupo, uma criança foi fatalmente atingida e outras duas ficaram feridas, enquanto 31 adolescentes perderam suas vidas e 15 foram feridos.

Além dos mais jovens, os idosos também não foram poupados da violência armada. Neste semestre, oito idosos foram atingidos por tiros, sendo que seis não sobreviveram aos ferimentos e dois ficaram feridos. No mesmo período de 2022, 14 idosos foram baleados, dos quais oito perderam suas vidas e seis foram feridos.

Violência tem gênero e cor

Dos 728 óbitos registrados no primeiro semestre na região metropolitana do Recife, 93% deles foram homens, enquanto 7% eram mulheres. Em relação aos feridos, dos 285 casos, 84% eram homens, 15% eram mulheres e 1% não tiveram suas identidades reveladas.

Quando falamos de raça, 314 eram negros, 114 eram brancos. 300 não tiveram sua cor/raça identificada. Esses números retratam uma preocupante desigualdade nas vítimas dos tiroteios, onde homens negros são os mais atingidos.

Os bairros mais afetados por tiroteios foram:

  • Muribeca (Jaboatão dos Guararapes): 25 tiroteios;
  • Barra de Jangada (Jaboatão dos Guararapes): 22 tiroteios;
  • Prazeres (Jaboatão dos Guararapes): 20 tiroteios;
  • Iputinga (Recife): 20 tiroteios;
  • Varzea (Recife): 17 tiroteios;

Imagem: Johnson Parraguez/Agência O Dia