5G na Bahia: Saiba quais cidades do estado têm cobertura

A tecnologia de quinta geração de banda larga, conhecida como 5G, completou um ano de existência no Brasil na última quinta-feira (6). Após cerca de 11 meses de sua implementação na Bahia, apenas seis municípios baianos têm a possibilidade de acessar o sinal dessa avançada tecnologia.

A capital baiana conta com 508 antenas de 5G em julho deste ano, o que representa um aumento de 310 antenas em relação a agosto de 2022. No entanto, o sinal 5G está disponível apenas em determinados pontos da cidade, como na Orla, em bairros próximos à Avenida Paralela, no Centro e em alguns bairros do Subúrbio.

Entre agosto de 2022 e julho de 2023, somente as cidades de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Porto Seguro e Juazeiro têm acesso ao 5G, embora de forma restrita. Segundo Ana Thereza Borba, gerente de Eletrônica do Senai/Cimatec, a tecnologia ainda não se encontra plenamente estabelecida no estado. Confira!

Cidades e coberturas

No interior do estado, a quantidade de antenas e, consequentemente, a área de cobertura são ainda mais reduzidas. Confira os números:

  • Feira de Santana, localizada a 100 quilômetros de Salvador, conta com 28 antenas;
  • Porto Seguro, situada no extremo sul da Bahia, possui 13 antenas;
  • Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, dispõe de oito antenas;
  • Itabuna, no sul da Bahia, conta com apenas duas antenas;
  • Juazeiro, no norte do estado, também tem duas antenas.

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as empresas devem instalar uma antena para cada 100 mil habitantes. Até 2025, essa determinação será aumentada para uma antena a cada 10 mil habitantes.

O Sindicato das Empresas de Telecomunicações e Conectividade destaca que uma das dificuldades para a instalação das antenas é o contato com os órgãos municipais. Embora as leis federais não exijam licenciamento para a instalação das antenas 5G, a maioria dos municípios ainda requer essa exigência.

No Brasil

DF, Alagoas, Rio de Janeiro, São Paulo e Ceará lideram em termos de cobertura da quinta geração de redes móveis para seus residentes. No Distrito Federal, aproximadamente 96,87% dos moradores têm a possibilidade de acesso à nova tecnologia.

Em Alagoas, há a instalação de antenas em 94 municípios, cerca de 82,36% da população. Em seguida, temos o Rio de Janeiro, com aproximadamente 74,29% dos moradores cobertos, e São Paulo, com cobertura em 127 municípios. No Ceará, 62,84% da população possui cobertura 5G.

Imagem: Reprodução/Freepik