Ceará teve média histórica de chuvas em abril! Veja locais onde mais choveu

No mês de março o Ceará registrou chuvas em média histórica segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Foi o maior acúmulo no estado desde 2008.

Já as chuvas em abril no Ceará ficaram dentro da média histórica de acordo com a fundação. O esperado para este mês era 188 milímetros, e foi registrado 184,8 mm, ficando 1,7% abaixo da média.

Chuvas em abril

As chuvas em abril no Ceará ficaram abaixo da média prevista segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), sendo 1,7% menor que o esperado.

A macrorregião que menos teve chuvas em abril foi a região do Cariri, em que esperava-se registro de 173,7 mm, mas ocorreu um registro de 114 mm.

Em seguida, a região de Jaguaribara, onde fica localizado o maior reservatório de água do Ceará, o Açude Castanhão, teve registro de 158,3 mm, quando o previsto de chuvas em abril era de 180,3 mm.

As regiões que mais apresentaram chuvas em abril foram a Região do Ibiapaba e o Litoral Norte do Ceará, com 232,9 mm e 288,4 mm respectivamente.

Como estão as secas no Ceará

De acordo com dados do Monitor de Secas da Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará, em março de 2023 o estado apresentou o melhor cenário desde 2014.

Segundo o monitor, o Ceará registrou seca fraca no mês de março, isso indica ausência de impactos a curto e longo prazo.

O cenário se deve principalmente às chuvas intensas nos últimos meses no Ceará, em que o mês de março registrou média histórica de 300 mm.

A seca no Ceará afeta principalmente a diminuição do plantio, déficits hídricos e o crescimento de culturas e pastagens.

Segundo a Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará, o estado vem apresentando redução nos índices de seca desde outubro de 2022. 

Imagem: Marciel Bezerra / Funceme