Chuvas trazem cenário positivo para o Ceará
De acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a seca vem apresentando cenário positivo para o Ceará desde outubro do ano passado.
Em março deste ano, o acúmulo de chuvas foi de 300 milímetros no estado, sendo o maior desde 2008. Assim, devido à grande precipitação de chuvas, o cenário positivo para o Ceará tem aumentado. De apenas três, o estado agora possui 67 açudes sangrando. Confira!
Cenário positivo para o Ceará com 67 açudes sangrando
Em fevereiro de 2023, o Ceará tinha apenas três açudes sangrando, mas já no primeiro levantamento de maio, o estado apresentou aumento para 67, e 14 destes estão com mais de 90% da capacidade.
No último domingo, dia 30 de abril, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) apontou que dos 157 açudes cearenses, 42,6% deles estão transbordando.
Por isso a companhia classifica como cenário positivo para o Ceará, estando numa situação confortável com o alcance da metade de armazenamento de água do estado.
No entanto, o Ceará ainda possui 30 açudes com volume inferior a 30% de sua capacidade e pelo menos dois reservatórios de água estão completamente secos.
Entre os açudes que foram observados sangrando em maio, 7 deles voltaram a sangrar após uma década, sendo:
- Cachoeira (Aurora);
- Jenipapo (Deputado Irapuan Pinheiro);
- Patu (Senador Pompeu);
- Quixeramobim (cidade homônima);
- Riacho do Sangue (Sonolópole);
- São José III (Ipaporanga);
- Vieirão (Boa Viagem).
Chuvas no Ceará
A quadra chuvosa no Ceará fica entre os meses de fevereiro a maio, e no primeiro mês apenas três açudes estavam sangrando. Mas segundo dados da Funceme, o estado tinha 50% de chance de atingir valores acima da média.
Em 2023, o mês de março foi o mais chuvoso do Ceará desde 2008. As fortes chuvas no estado causaram deslizamentos, alagamentos e até mortes de moradores. E 20 cidades declararam situação de emergência.
E, de acordo com um levantamento publicado no último domingo, dia 30 de abril, pelas Ações de Apoio aos Cearenses Afetados pelas Chuvas, o estado possui 2.994 desalojados ou desabrigados, 7 mortes e 29 pessoas feridas.
Imagem: Reprodução / Cogerh