Após longo período de calor, chuva volta a cair no Ceará; veja previsão
O mês de maio começou com forte calor no Ceará e poucas chances de chuva. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), a previsão é de que a estabilidade no estado continue para esta semana.
No dia 1º de maio, choveu em cerca de 60 cidades do Ceará com volumes pouco expressivos. O maior acumulado foi em Ararendá com 34.2 mm.
Após um período de chuvas intensas no Ceará, a tendência é que o céu continue limpo durante este mês de maio, com poucas precipitações.
Previsão do tempo é de poucas chuvas no Ceará
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME), historicamente o mês de maio é de chuvas pouco expressivas no Ceará. Enquanto que em abril a média é de 188 mm, no mês seguinte cai para 90,6 mm.
Segundo o gerente de meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto, a tendência é que o mês de maio continue com poucas chuvas no Ceará. Serão volumes menos expressivos e mais rápidos no estado.
De acordo com Sakamoto, isso acontece porque a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal motivador para as chuvas no Ceará, se afastou do estado e está próximo da Linha do Equador.
Por isso, as chuvas diminuíram no estado e a previsão do tempo é de céu limpo e muito calor no Ceará.
No entanto, a previsão do tempo aponta que a região do Cariri deve registrar maiores acumulados de chuva, com cerca de 70mm.
O mês mais chuvoso dos últimos 15 anos no Ceará foi em março deste ano, o acumulado de chuva ficou em 300 mm e ultrapassou 47,5% da média histórica para o mesmo período do ano que é de 203.4 mm.
As regiões que receberam mais chuvas foram próximas à Faixa Litorânea do Ceará. As fortes chuvas causaram deslizamentos, alagamentos e mortes no estado.
Imagem: wirestock/Freepik