Pará possui quase 50 cidades em situação de emergência
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), entre o dia 10 e 21 de abril, o Pará registrou o maior acúmulo de chuva do Brasil, com 525 mm.
Várias famílias de cidades paraenses foram prejudicadas com deslizamentos de terra e alagamentos que destruíram suas casas e deixaram ruas alagadas.
Devido às fortes chuvas, quase 50 cidades estão em estado de emergência no Pará. Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional, a Defesa Civil Nacional disponibilizou mais de R$ 17 milhões para assistência das famílias atingidas. Confira!
Estado de emergência no Pará
De acordo com dados do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), através da Defesa Civil Nacional, até o dia 8 de maio 1.578 cidades do Brasil estão em situação de emergência.
São 42 cidades em estado de emergência no Pará, devido às fortes chuvas que vêm atingindo a região. Ainda de acordo com a Defesa Civil, estão sendo disponibilizados recursos para o socorro e a assistência das famílias, com alimentação e kits de higiene, serviços essenciais e reconstrução de residências destruídas ou danificadas.
Desde o início deste ano, o Pará já recebeu mais de R$ 17 milhões para atendimento das famílias atingidas pelas fortes chuvas no estado.
Confira 10 das 42 cidades em estado de emergência no Pará!
- Abaetetuba;
- Breu Branco;
- Cametá;
- Igarapé-Açu;
- Itupiranga;
- Marabá;
- Novo Progresso;
- Ponte de Pedras;
- Trairão;
- Xinguara.
De acordo com o balanço do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em abril deste ano a capital paraense, Belém, registrou chuvas acima da média, com 291,5 mm.
A previsão do tempo até o dia 15 de maio é de mais de 50 mm de chuva para grande parte da região Norte e pode ultrapassar 80 mm em áreas pontuais do Amazonas, Roraima, Amapá e Pará. Já no sul de Tocantins, Rondônia e no Acre deve ser inferior a 50 mm.
Imagem: Reprodução/Freepik