Prato típico do Ceará chama atenção por sua diversidade; saiba mais

O mugunzá é um dos pratos mais tradicionais do Ceará. Feito à base de milho, ele pode ser tanto salgado quanto doce.

Durante o período das festas juninas, seu consumo cresce ainda mais. Cada região do estado o prepara e consome de maneira diferente, o que torna o mugunzá um prato cheio de diversidade.

Saiba mais sobre esse alimento típico da tradição cearense a seguir.

Mungunzá cearense

Existem diferentes versões do mugunzá. A sua versão salgada é consumida nas regiões como o sertão de Inhamuns e no Cariri. Sua composição tem influência direta da Cachupa Africana, que é feita de milho amarelo, feijão e carnes de porco.

Já a versão doce é bastante popular durante as celebrações das festas juninas. Ele é feito de milho branco ou amarelo, leite e açúcar. É consumido principalmente no litoral e em parte do sertão cearense. O leite de coco pode ser acrescentado à receita, além de especiarias como cravo e canela.

O mugunzá é muito importante para a tradição cearense e está presente no dia a dia da população. Ele é servido na merenda escolar dos estudantes no sertão de Inhamuns, por exemplo. Já no Cariri, o prato pode ser até servido em celebrações como aniversários.

A história da culinária popular do Estado passa por essa iguaria. Ele recebe influência de diversos lugares e é adaptável com os ingredientes disponível em cada região, além das preferências desenvolvidas em cada parte do Ceará.

O mugunzá também reafirma os laços do Brasil com a África e as suas raízes em relação à gastronomia de cada lugar, além de contar a história da identidade de cada povo através desse alimento.

Onde encontrar mais informações?

Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!

Imagem: Reprodução/SVM