Alerta importante é emitido para população da Bahia
As fortes chuvas fizeram com que Salvador entrasse em estado de alerta nesta quarta-feira (7). A Defesa Civil de Salvador (Codesal) afirmou que foram registradas mais de 80 milímetros de chuva nas últimas 72 horas.
Há risco de deslizamentos de terra e alagamentos na região. A grande incidência de raios também é motivo de alerta.
Saiba mais informações a seguir.
Fortes chuvas em Salvador
O volume de chuvas na cidade nas últimas 72 horas fez com que a capital baiana entrasse em estado de alerta a partir desta quarta-feira.
Como há o risco de alagamentos e deslizamentos, a Codesal mudou o nível de atenção para que a população se prepare em relação aos transtornos que as chuvas podem causar, segundo Gabriela Morais, coordenadora Ações de Prevenção e Redução de Riscos do órgão.
Ela também ressaltou que a Codesal vem trabalhando permanentemente para amenizar os efeitos das chuvas, com o monitoramento das condições meteorológicas e a pronta resposta em situações de emergência.
Em casos de urgência, a população pode telefonar para o número 199.
Alta incidência de raios
No mês de maio, a Bahia foi atingida por 10 mil descargas atmosféricas. O Climatempo divulgou os dados que constam na base da Neoenergia Coelba na última terça-feira (6).
Mesmo que o sistema elétrico seja protegido por para-raios, o aumento dessas descargas pode danificar as estruturas e até interromper o fornecimento de energia, de acordo com o gerente de Desempenho da Operação da Neoenergia Coelba, Vinícius Dutra.
À nível de comparação, 10 mil ocorrências de raios na Bahia aconteceram em 2020. No mesmo período em 2021, foram menos de mil. Em 2022, o número subiu para 35 mil.
Medidas de segurança devem ser tomadas quando há raios. Desconectar das tomadas os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados, com segurança e sempre pelo plug, e ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva são algumas delas.
Imagem: upklyak/Freepik