Famosa empresa cearense enfrente dificuldades para se expandir na Bahia
A marca São Geraldo e o seu famoso refrigerante de caju são símbolos muito conhecidos no estado do Ceará.
Com base em Juazeiro do Norte, a empresa está presente em outros estados do Nordeste, como Pernambuco e Rio Grande do Norte, mas não avança na Bahia.
Saiba mais informações a seguir.
Empresa cearense na Bahia
A São Geraldo é muito associada ao estado do Ceará. A empresa e seu produto principal, o refrigerante de caju, estão no imaginário do povo cearense a ponto de serem lembrados como uma das marcas que mais representam o estado, como comprovado na pesquisa Anuário Datafolha Top Mind.
A sede da empresa está localizada em Juazeiro do Norte e passou a ser um ponto turístico na cidade, de acordo com Tiago Caldas, diretor de marketing da São Geraldo, ao colunista Jocélio Leal, chegando a receber 200 ônibus com visitantes.
Além do Ceará, a marca também está presente em outros estados, como Pernambuco e Rio Grande do Norte. Mas, na Bahia, ela tem dificuldades para se expandir.
Um dos motivos para isso é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Ele é mais caro no estado baiano e, por isso, é mais caro beber os refrigerantes da marca lá.
Sobre a São Geraldo
Segundo o seu site oficial, a Cajuína São Geraldo possui um parque industrial com extensão de mais de 33 mil metros quadrados e emprega em torno de 400 pessoas diretamente e milhares de forma indireta.
Além de uma indústria, a empresa tornou-se uma referência cultural da região do Cariri, sendo um local turístico que recebe visitantes de todo o país e que desejam viver a experiência de conhecer a fabricação dos produtos e degustá-los.
Além do tradicional refrigerante de Caju, a Cajuína São Geraldo fabrica ainda refrigerantes com os sabores uva e guaraná.
Imagem: Divulgação/São Geraldo