Inverno na Bahia: saiba como será a estação
O inverno chegou ao hemisfério sul do planeta na última quarta-feira (21), às 11h58. É esperado que as temperaturas caiam na Bahia durante esse período.
A tendência é de que haja chuvas nos primeiros dias da estação, já que uma frente fria é esperada na região.
Saiba mais informações a seguir.
Inverno baiano em 2023
As chuvas estarão presentes no inverno baiano nesse ano. Os primeiros dias contarão com a presença de uma frente fria que trará instabilidades para o estado, especialmente em Salvador.
Nessa época do ano, regiões mais elevadas, como a Chapada Diamantina, podem ter temperaturas abaixo dos 10 °C. A informação é da meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Ela ainda alerta sobre as grandes variações de temperatura em algumas regiões do estado. “Não podemos esquecer que tem as regiões oeste e Vale do São Francisco, que começam a apresentar uma condição mais seca e temperaturas elevadas à tarde, em torno de 35 ºC, evidenciando uma elevada amplitude térmica”, explicou Valéria.
Apesar das chuvas no começo da estação, o esperado é que elas diminuam, já que no inverno o tempo costuma ficar mais seco. O volume das precipitações devem acontecer na quantidade normal ou abaixo da média, ainda de acordo com a meteorologista.
Até o dia 23 de setembro, quando o inverno termina, a redução de chuvas será marcada pela presença de massas de ar seco sobre a Bahia, já que elas favorecem a diminuição da umidade relativa do ar. O Inmet alerta que, por esses motivos, queimadas e incêndios florestais têm mais chances de acontecer, assim como as doenças respiratórias.
A influência do fenômeno meteorológico El Niño, que corresponde ao aquecimento das águas do Pacífico, também contribuirá para a diminuição das precipitações no estado baiano.
Onde encontrar mais informações?
Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!
Imagem: Reprodução/Brasil 247