Bahia é líder nacional em ranking que preocupa população

Dados coletados pelo jornal O Globo a partir da análise das autorizações de internações hospitalares (AIHs) do Ministério da Saúde revelam que a Bahia é o estado brasileiro com mais amputados em razão da violência armada no país nos últimos 15 anos.

O estado também é líder nacional no quesito mortes violentas intencionais, o que alavanca o número de mutilados nesse período.

Saiba mais informações sobre o assunto a seguir.

Dados da violência na Bahia

O estado da Bahia é o líder nacional de um dado preocupante. São 244 casos de amputações em decorrência da violência armada nos últimos 15 anos. Os números foram obtidos através da análise das autorizações de internações hospitalares (AIHs) do Ministério da Saúde feita pelo jornal O Globo.

Nesse quesito, o Rio de Janeiro está na segunda colocação, com 202 casos. O Pará está na terceira posição, com 198 registros e São Paulo é o quarto, com 196.

Os números nacionais correspondem a 2.044 pessoas que perderam alguma parte do corpo pela brutalidade da violência armada. Os números são tão altos que foram comparados com os dados dos militares dos Estados Unidos nas guerras do Iraque e do Afeganistão.

Um estudo da Divisão de Vigilância em Saúde das Forças Armadas dos EUA mostrou que 1.705 soldados americanos sofreram algum tipo de amputação entre janeiro de 2001 a outubro de 2017 devido a lesões sofridas enquanto estavam em combate.

O levantamento do O Globo também destacou quais são as idades mais atingidas por esse tipo de violência no Brasil. Pessoas de 20 a 29 anos são quase um terço do total de afetados. A média de idade é de 33 anos.

Onde encontrar mais informações?

Para saber as últimas notícias do que acontece no seu estado, acesse o portal digiwn.com e não perca nada!

Imagem: aleksandarlittlewolf/Freepik