Número de empresas abertas na Bahia registra queda; saiba como proteger seu negócio
No início deste ano, foram registradas no Brasil 1.331.940 novas empresas, um aumento de 21,8% em relação ao último quadrimestre de 2022.
Já na Bahia, 60.493 negócios foram abertos, enquanto outros 35.383 fecharam, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Comparando com os números do último quadrimestre de 2022, a taxa de crescimento das empresas na Bahia foi menor que de outros estados brasileiros. Na região, o tempo médio para abrir uma empresa é inferior a um dia.
Onde está o erro?
Um dos equívocos mais comuns cometidos por empreendedores iniciantes é iniciar um negócio sem realizar um planejamento adequado e sem realizar estudos de mercado. Essa falha pode ter consequências graves, comprometendo a saúde da empresa e até mesmo resultando em falência.
Além disso, de acordo com Kélen Abreu, especialista em Reestruturação Financeira, é importante evitar a negligência em relação à falta de reservas para o fluxo de caixa e para as despesas pessoais. “Esse empreendedor estava acostumado a ter um salário todo mês para pagar suas contas e, de repente, ele resolve empreender e esquece que é preciso comer, pagar aluguel de casa e se vestir.”
“Ele esquece de ter a reserva para a vida pessoal porque a empresa nem sempre começa a dar lucro assim que as portas são abertas. A reserva pessoal ajuda o sócio a não sacar da empresa fazendo com que o negócio não cresça e vire uma bola de neve”, explica Kélen.
O que fazer?
Renato Torres, especialista em tecnologia de marketing para negócios online, tem uma sugestão para quem deseja estabelecer um fluxo de caixa: “Vamos supor que eu quero abrir um restaurante, mas não tenho um real sequer, antes de abrir, eu montaria uma operação em casa, de delivery, e cadastraria a loja em uma plataforma”, inicia ele.
“Testaria minhas ideias, o quão sou apto para aquilo e o quanto minhas ideias podem ser boas ou ruins. Com isso, teria meu primeiro fluxo de caixa para financiar meu projeto de uma maneira mais sustentável e, a partir daí, montaria o empreendimento”, conclui.
De acordo com Fabrício Barreto, um especialista do Sebrae em empreendimentos de pequeno porte, os primeiros passos essenciais para quem deseja iniciar um negócio envolvem selecionar a atividade desejada, elaborar um plano de negócios bem estruturado e definir a proposta de valor do produto a ser oferecido ao cliente.
Imagem: Reprodução/Freepik