Novos ônibus escolares são entregues para cidades de Pernambuco
Na tarde da última segunda-feira (3), o governo do estado realizou a entrega de 101 ônibus escolares, que serão destinados a várias cidades de Pernambuco.
Esses veículos irão atender tanto os estudantes matriculados na rede estadual quanto municipal, especialmente aqueles que residem em áreas rurais. Além disso, cada ônibus possui 29 assentos e uma rampa de acessibilidade para pessoas com deficiência.
A cerimônia de entrega das chaves dos veículos ocorreu no Palácio do Campo das Princesas, onde a líder do Executivo estadual as entregou aos prefeitos e lideranças indígenas. Saiba mais a seguir!
Veículos insuficientes
Essa aquisição de ônibus escolares faz parte do Programa Juntos Pela Educação, que tem como objetivo investir R$ 5,5 bilhões na educação entre os anos de 2023 e 2026.
A gestão estadual tem como promessa a aquisição de 1000 veículos escolares até 2026. A meta é distribuir os ônibus de acordo com as necessidades de cada cidade. Em São Joaquim do Monte, por exemplo, três ônibus escolares foram perdidos devido a desgastes somente em 2022 e agora será necessário substituí-los.
De acordo com um estudo realizado pelo Tribunal de Contas de Pernambuco (TCE-PE), constatou-se que Pernambuco iniciou o ano de 2023 com 532 veículos designados para o transporte escolar. No entanto, esse número abrange apenas 47 municípios do estado.
“Fui prefeita e sei bem, de acordo com o que o próprio Tribunal de Contas disse, das dificuldades de fazer licitação de transporte e garantir qualidade de ponta para os estudantes”, explicou a governadora. “Nós sabemos as dificuldades que passam as prefeituras, então tenho certeza que todos aqui agradecem por essa ação”, continuou.
“Não há outro caminho no mundo pra gente garantir um estado desenvolvido se não for investindo na educação. E não é só na educação do estado, é permitindo que as crianças desde cedo possam ter acesso a educação de qualidade”, concluiu Raquel.
Nova frota
A frota de ônibus escolares recém-adquirida é composta por veículos do modelo Volare Attack 8 4×4, que possuem 29 assentos e acessibilidade para o transporte de estudantes com deficiência. “A gente colocou aqui diversos critérios, começando por Riacho das Almas que sofreu um acidente grave com seus alunos. Infelizmente foram perdidas vidas”, disse a governadora.
O governo estadual está aguardando o lançamento das licitações pelo Fundo Nacional da Educação (FNDE) para poder aderir e adquirir os novos veículos destinados ao transporte escolar.
Imagem: oneinchpunch/Freepik