Pernambuco possui mais de 13 mil vagas abertas para cursos técnicos em diversas regiões do estado
Mais de 13 mil vagas estão sendo ofertadas para cursos técnicos nas modalidades presencial, semipresencial ou EaD no estado de Pernambuco.
As oportunidades são direcionadas para aqueles que já concluíram o Ensino Médio e abrangem cursos técnicos, como Desenvolvimento de Sistemas, Enfermagem, Tradução e Interpretação. Das 40 áreas, 37 são exclusivamente presenciais e 11 são a distância. Saiba mais a seguir.
Inscrições e processo seletivo dos cursos técnicos
O processo seletivo será composto de uma prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, que será realizada remotamente em etapa única. Os candidatos deverão responder 20 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa e Matemática.
Além da prova objetiva, aqueles que se inscreverem nos cursos de Tradução e Interpretação de Libras deverão fazer um exame de competência em Libras, que será realizado de maneira remota. O candidato deverá gravar um vídeo e enviar o arquivo durante o processo de inscrição.
As inscrições estarão abertas até a próxima sexta-feira (14), e podem ser feitas gratuitamente de maneira online, através do site.
Após o resultado final do processo seletivo, os candidatos aprovados terão de se apresentar no Polo de Apoio Presencial, que será devidamente informado na lista dos classificados, para realizar a matrícula. O período para realizar a efetivação terá início em 1º de agosto e se encerrará em 4 de agosto. É necessário que o estudante apresente os seguintes documentos:
- Histórico Escolar ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio (Ficha 19) ou documento equivalente (cópia autenticada + cópia) ou declaração de matrícula no 2º ou 3º ano do Ensino Médio (original ou cópia autenticada + cópia);
- Carteira de Identidade (original ou cópia autenticada + cópia);
- Comprovante de endereço com CEP (original ou cópia autenticada + cópia);
- CPF (original ou cópia autenticada + cópia);
- Fotografia 3X4.
Cronograma
- Inscrições dos candidatos: 10 a 14 de julho de 2023;
- Realização das provas objetivas: 17 a 21 de julho de 2023;
- Divulgação das provas para revisão: 25 de julho de 2023;
- Recebimento e análise dos recursos: 25 e 26 de julho de 2023;
- Divulgação do resultado definitivo (após os recursos): 31 de julho de 2023;
- Período de matrícula: 01 a 04 de agosto de 2023;
- Divulgação do 1º remanejamento: 08 de agosto de 2023;
- Período de matrícula – 1º remanejamento: 08 e 09 de agosto de 2023;
- Divulgação do 2º remanejamento: 11 de agosto de 2023;
- Período de matrícula – 2º remanejamento: 11 a 14 de agosto de 2023;
- Início das aulas: 07 de agosto de 2023.
Imagem: Drazen Zigic/Freepik