Anatel libera rede 5G em mais duas cidades do Pará
A partir do dia 31 de julho, mais dois municípios paraenses terão acesso à tecnologia 5G, após a decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) de liberar a quinta geração de internet móvel em 102 cidades do país. No Pará, as cidades beneficiadas serão Altamira e Salinópolis. Essa medida permitirá que as operadoras de telefonia solicitem a ativação do sinal nessas áreas.
Com essa decisão, o número total de municípios com acesso ao 5G atingirá 1.712 em todo o Brasil, beneficiando cerca de 145 milhões de brasileiros, o que representa 69,3% da população nacional, de acordo com informações da Anatel.
Municípios do Pará que terão acesso ao sinal 5G
Em 31 de julho, o número de municípios no Pará com a faixa de 3,5 GHz liberada para o 5G aumentará para 44, graças às duas liberações adicionais. No entanto, apenas seis desses municípios têm o sinal em funcionamento atualmente.
A agência reitera que a liberação da faixa não implica na implantação imediata da tecnologia. Conforme nota, “a instalação antecipada de estações de quinta geração nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora”.
Outras solicitações
A TIM informou que atualmente sua cobertura 5G abrange 35% da população urbana do Brasil, com mais de 5.500 antenas licenciadas e uma experiência superior para seus clientes em 70 cidades, incluindo as capitais.
No estado do Pará, a TIM disponibiliza o sinal 5G em duas cidades: Belém e Ananindeua. Além disso, em Salinas, a Anatel já havia concedido à TIM uma licença provisória para atender a região durante o verão, de 15 de julho a 31 de julho. Desde o início da operação, a empresa tem observado uma rápida adesão ao 5G por parte dos brasileiros.
Imagem: Reprodução/Getty Images