Atacante do Bahia tem mal súbito e morre durante treino; caso é normal para uma pessoa de 36 anos?
Nesta quarta-feira (8), o atacante apelidado de Deon, de 36 anos, morreu depois de um mal súbito durante o treino. O jogador, que atuava pelo Bahia de Feira, foi levado até um hospital de Feira de Santana, mas não resistiu.
O atleta chegou a atuar pela equipe B do Palmeiras, mas sua carreira é no futebol regional, atuando em outras equipes como Fluminense de Feira, Vila Nova, Atlético-BA, Tupi-MG, Juazeirense, Serrano-BA, Flamengo de Guanambi e Jacobina-BA. Revelado pelo Bahia, Deon atuava pelo clube pela segunda vez.
Saiba mais detalhes sobre a morte do atacante e sobre o mal súbito.
Hábitos saudáveis são o segredo para evitar o problema
Em nota, o clube Bahia de Feira confirmou o óbito do atleta, decretou luto e desejou solidariedade e condolências aos familiares e amigos do atacante. “Deon foi um jogador exemplar e sempre será lembrado por todos nós. A família Bahia de Feira lamenta profundamente essa perda”, diz a nota.
O mal súbito nada mais é do que uma queda de pressão súbita seguida por parada cardíaca. Em pessoas mais jovens, como o atacante do Bahia, ele começa com uma pressão ou queimação na região do tórax, chamada de dor torácica típica. Também pode haver dores no peito, braços, mandíbula, queixo e costas.
Além desses, suor em excesso, mal-estar, náuseas e vômitos também são outros possíveis sintomas. Em pessoas mais jovens, a principal forma de evitar esse problema é a adoção de hábitos saudáveis, como não consumir álcool e cigarro, manter uma alimentação balanceada e possuir uma rotina de exercícios.
Vale ressaltar que atletas de alta intensidade são mais propensos a desenvolverem eventos cardíacos. Isso porque o esporte leva o coração ao limite, aumentando a adrenalina no sangue e alterando a hidratação do corpo. Combinados com a falta de alguns elementos químicos, esses quadros acabam sendo comuns.
Imagem: Reprodução/EC Bahia