Ceará recebe punição após cânticos homofóbicos vindos da torcida em jogo pela Série B; confira mais
Na quarta-feira (23), o estado do Ceará divulgou que enfrentou consequências pela postura de sua torcida, que proferiu cantos homofóbicos durante um confronto contra o Vila Nova. O jogo em questão, no qual o time alvinegro triunfou por 1 a 0, integrou a 18ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.
No decorrer desse jogo, além dos cantos carregados de preconceito, a torcida cearense também lançou objetos em direção ao gramado da Arena Castelão, onde ocorreu a partida contra a equipe de Goiás. Diante desse cenário, a 3ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) solicitou uma penalização à agremiação, especificamente relacionada ao mando de campo.
Entretanto, essa solicitação foi recusada, e a única penalidade imposta foi uma multa de R$ 40 mil.
Posicionamento do clube
Em uma declaração oficial emitida pelo clube, detalhou-se o incidente em questão e também a resolução definitiva estabelecida pelo STJD. Veja abaixo o comunicado completo:
“O Ceará Sporting Club foi julgado pela 3ª Comissão Disciplinar do STJD por denúncia da Procuradoria que pedia a perda de mando de campo do Clube em virtude do arremesso de objeto no gramado e cantos homofóbicos, ocorridos na partida entre Ceará x Vila Nova”, dizia a parte da nota.
“O Clube foi absolvido dos pedidos de perda de mando de campo, sendo apeando apenas em multa pecuniária no valor de R$ 40.000,00 em virtude dos cantos homofóbicos. Funcionaram na defesa do Ceará Fred Bandeira e Ranieri Mena Barreto.“, conclui.
O Ceará
Quanto ao desempenho dentro das quatro linhas, o Ceará ocupa a 10ª posição na tabela com 34 pontos após 25 rodadas, vivenciando uma montanha-russa de resultados nesta competição nacional. Sob o comando de Guto Ferreira, o time alvinegro se encontra atualmente a nove pontos de distância do primeiro colocado no G4, que é ocupado pelo Juventude.
Criciúma, Sport e Vitória integram o grupo de quatro equipes que, se o campeonato terminasse hoje, garantiriam a promoção para a elite do futebol nacional, juntamente com o clube alviverde do Rio Grande do Sul.
Imagem: Christian Alekson/CearaSC