Tire suas dúvidas sobre o XINA11, o ETF para investir na China
Nos últimos anos, os investidores têm procurado novas oportunidades de diversificação que ultrapassem as fronteiras nacionais. Uma dessas opções, que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado de ações, é o ETF XINA11, que acompanha o mercado chinês e traz uma série de vantagens para quem deseja investir com diversidade e facilidade.
Esse ETF é um dos que melhor oferece uma oportunidade de investir no mercado chinês, que cresce dia após dia em vários âmbitos.
Assim, se o seu objetivo é entender um pouco melhor sobre esse tipo de investimento e como ele funciona, acompanhe este artigo até o final para ter todas as dúvidas esclarecidas. Aproveite e tenha uma boa leitura!
Afinal, o que é o XINA11?
O XINA11 é um ETF que está listado na B3, também conhecida como a Bolsa de Valores brasileira. A sua principal proposta é replicar o desempenho apresentado pelo índice FTSE China A50, que traz as 50 maiores empresas listadas nas bolsas de valores da China, o que inclui, especialmente, as bolsas de Xangai e Shenzhen.
Por que é benéfico investir na China?
A China possui uma das economias mais importantes ao redor de todo o mundo, trazendo um crescimento bastante expressivo nas últimas décadas e se tornando o segundo maior PIB mundial.
Dessa forma, o mercado consumidor do país está sempre em expansão, sendo o lar de uma grande quantidade de empresas que são líderes em setores de tecnologia e manufatura.
Assim, ao decidir investir na China, é possível obter a oportunidade de se beneficiar com o crescimento contínuo da economia do país. Dessa maneira, as chances de obter lucro com certa frequência e observar os índices, na maioria das vezes, positivos, serão muito maiores que em outros investimentos.
Como o XINA11 funciona?
O principal objetivo do XINA11 está em acompanhar o índice FTSE China A50, composto por 50 das maiores empresas que estão listadas na China. Essas mesmas empresas representam uma grande variedade de setores, que incluem finanças, energia, tecnologia, consumo e várias outras áreas.
O ETF, em si, investe em uma cesta diversificada de ações dessas mesmas empresas, garantindo que os investidores possam fazer parte do desempenho coletivo presente no mercado chinês. Por isso, é possível dizer que este é um dos ETF’s mais rentáveis no momento.
Vantagens de investir no XINA11
Existem, sim, muitas vantagens em começar a investir no XINA11. Dentre as principais delas, podemos mencionar:
- Acesso fácil: ao investir em XINA11, não é necessário lidar, de maneira direta, com a compra de ações individuais na China. O ETF, por si só, cuida disso para o investidor, tornando todo o processo de investimento mais simples;
- Exposição à economia chinesa: o ETF possibilita aos investidores a possibilidade de investir em empresas que são influentes e inovadoras no território chinês, capturando o seu crescimento potencial;
- Diversificação internacional: ainda é possível conseguir alcançar uma diversificação adicional à carteira, reduzindo quase por completo a dependência dos mercados locais e aumentando a exposição aos mercados internacionais.
Principais riscos voltados para o ETF
Todo e qualquer investimento possui riscos e com o ETF não poderia ser diferente. Por isso, antes de tomar uma decisão, é necessário fazer uma pesquisa ampla sobre o mercado e o que ele tem a oferecer. No caso do XINA11, os riscos são poucos, mas ainda podem existir e devem ser analisados com cautela.
O primeiro deles é o risco cambial. Levando em consideração que o XINA11 é diretamente afetado pelas flutuações do real em relação ao dólar, especialmente porque estamos falando de investidores brasileiros, as variações cambiais podem impactar nos retornos desse investimento.
Além dele, também temos o risco do mercado chinês. Assim como acontece em qualquer investimento em ações, o desempenho das empresas chinesas pode ser muito volátil, estando sujeito a várias influências macroeconômicas e políticas do país em questão. Fora isso, não há outras preocupações.
Como investir no XINA11?
Assim como foi dito anteriormente, antes de investir em qualquer tipo de negócio, é importante ter um conhecimento sobre a ação e, também, pesquisar mais sobre o mercado. Ainda assim, ao desejar investir no XINA11, é preciso levar em consideração a sua facilidade e versatilidade para qualquer perfil.
A forma de adquirir esse tipo de ETF é muito similar ao que acontece no mercado de compra de ações. Basta abrir uma conta em uma corretora de valores, transferir o valor desejado e comprar cotas do ETF por meio de um home broker da própria corretora. Geralmente, é possível acompanhar as oscilações do seu investimento.
O XINA11 é uma oportunidade muito empolgante para os investidores que desejam explorar um pouco mais do mercado chinês sem a necessidade de comprar ações individuais em bolsas estrangeiras. Ao investir nesse ETF em específico, há como obter vantagens do crescimento econômico da China.