Alessandra Munduruku: conheça indígena que barrou empresa da Inglaterra de fazer instalação em Belém do Pará
Você conhece a líder indígena Alessandra Munduruku, que, neste ano, recebeu o prêmio Goldman Environmental de 2023, um dos mais importantes para ativistas ambientais? A indígena venceu o título por causa da defesa da sua comunidade contra o garimpo ilegal promovido por uma empresa inglesa.
Saiba mais detalhes sobre a importante liderança brasileira que vivenciou uma trajetória de lutas contra os crimes ao meio ambiente e aos povos originários.
Alessandra Munduruku lutou contra crimes ambientais e foi reconhecida por seu trabalho
No ano de 2013, a indígena Alessandra Munduruku enviou uma carta de quatro páginas para o governo federal em que pontuou conhecimentos milenares e reafirmou demandas exigidas pelos povos originários.
“O Munduruku é o povo mais numeroso da região do sul do estado do Pará, atualmente são 12.000 indivíduos. Nos tempos passados, nós, Munduruku, éramos temidos devido à fama da arte de guerrear em bandos e usávamos estratégias para atacar os nossos inimigos”, inicia a carta.
Uma das maiores lutas compradas pela ativista brasileira foi contra o garimpo ilegal promovido nas terras do seu povo pela companhia britânica de mineração, Anglo American. A expectativa da empresa era extrair cobre do território. Com a pressão, a corporação voltou atrás e retirou os pedidos de pesquisa.
Em abril deste ano, foi reconhecida com o prêmio Goldman Environmental, que é considerado um dos mais relevantes para ativistas ambientais. No discurso anterior ao recebimento da premiação, falou em reconhecimento antes da morte e citou ativistas assassinados no passado, como o caso de Chico Mendes.
Atualmente, Alessandra, de 39 anos, estuda Direito na Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Além disso, foi a primeira mulher na presidência da Associação Indígena Pariri, que é responsável por representar mais de dez aldeias. Hoje vem destacando a importância da proteção de ambientalistas.
Explore mais notícias e artigos interessantes em nosso portal!
Imagem: Reprodução/Instagram @alessandra_korap