Edital para o maior concurso da Polícia Militar do Pará (PMPA) da história é publicado
Na última quarta-feira (20), foi publicado o edital do maior processo seletivo da história da Polícia Militar do estado do Pará. O concurso público deverá oferecer mais de 4 mil vagas para praças e oficiais da corporação. O número significativo de oportunidades em um único certame é inédito no estado do Pará.
Saiba mais detalhes sobre o novo processo seletivo.
Polícia Militar do Pará publica o maior concurso público da sua história
O edital foi publicado no Diário Oficial e a expectativa é que o concurso disponibilize 4.400 vagas, sendo 4 mil para praças e 400 para oficiais, além do cadastro reserva. O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), ressaltou a importância de reforçar o policiamento nas ruas do estado e outras estratégias.
“São mais de 4 mil vagas para reforçar o policiamento nas ruas e, junto com estratégias de cidadania, tem reduzido a criminalidade e feito do Pará uma referência para o Brasil. Já reduzimos em mais de 50% a criminalidade violenta, mas temos muita coisa para fazer, por isso continuaremos investindo”, disse.
Nesse sentido, comparando os anos de 2018 e 2022, o estado do Pará conseguiu reduzir em 50% os Crimes Violentos Letais e Intencionais, incluindo homicídios, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
Além disso, historicamente, esse é o concurso da área de segurança pública com o maior número de vagas oferecido pelo estado e o quinto processo seletivo realizado pelo governo estadual na área de segurança desde 2015.
Entre eles, estão do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, da Polícia Militar do Estado do Pará, da Polícia Civil do Estado Pará e também da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).
O governador Barbalho ainda pontuou que, nos últimos quatro anos, oito mil novos colaboradores foram incorporados ao sistema de segurança do estado e ainda ressaltou que o novo concurso, além de oferecer postos de trabalho para a população, ainda reforça o efetivo da Polícia Militar do Pará (PMPA).
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/Freepik