Municípios do Ceará se destacam no aumento da produção de leite
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção de leite no estado do Ceará sofreu um aumento expressivo no ano passado. Ele também é o grande destaque da Região Nordeste. Saiba mais detalhes a respeito da produção leiteira cearense.
Aumento de leite produzido nos municípios cearenses é destaque em todo o país
Segundo o IBGE, a produção da pecuária leiteira cearense cresceu 10,7% no ano passado, em comparação com o de 2021. Somente em 2022, foram produzidos 1,1 bilhão de litros de leite nos municípios do Ceará. Entre os estados nordestinos, é o maior crescimento no volume total da produção.
Já entre as cidades cearenses, Morada Nova, que produziu 96 milhões de litros no ano passado, segue na liderança, de acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM). Além disso, em relação ao ano anterior, o IBGE identificou um crescimento de 35,2% na produção leiteira do município cearense.
Ademais, com 60,3 milhões de litros de leite, a cidade de Iguatu apareceu na segunda colocação em 2022. Já a terceira posição foi para Quixeramobim, com 54,4 milhões de litros produzidos no ano passado. O levantamento também mostra que o crescimento mais expressivo registrado foi de Mombaça (113%).
No entanto, mesmo que a produção leiteira do Ceará tenha crescido de forma significativa entre 2021 e 2022, o presidente da Federação da Agricultura do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, aponta que os números não são o reflexo mais correto da realidade do mercado pecuário local.
“Crescemos bem, mas, nesse ano, em volume, foi pior do que o ano passado. Discordo desses números. Para nós, a maior cidade produtora é Quixeramobim. Às vezes, você manda leite para Morada Nova para envase, mas não deveria ser de lá, que só emite a nota fiscal”, ressaltou o presidente.
Imagem: Reprodução/UFRN