Inmet emite importante alerta para cidades de Pernambuco e outros estados do Nordeste
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) enviou um alerta importante de uma onda de calor que deverá atingir municípios pernambucanos até o fim da semana. De acordo com o comunicado, as temperaturas ficarão acima da média em duas regiões. A baixa umidade também é um dos destaques.
Saiba mais detalhes a respeito do alerta emitido pelo Inmet.
Instituto envia comunicado de onda de calor em municípios de Pernambuco
O alerta do Instituto Nacional de Meteorologia é, principalmente, para cidades do Sertão e do Agreste do estado de Pernambuco. O aviso da onda de calor segue até às 18h da próxima sexta-feira (29). De acordo com o Inmet, as temperaturas deverão estar 5 °C mais altas do que o normal para esse período do ano.
É o caso, por exemplo, do município de Petrolina, no Sertão pernambucano, onde a temperatura máxima deve chegar aos 38 °C na sexta-feira e seguirá nesse patamar até pelo menos a próxima quinta-feira (5). O Inmet emitiu esse alerta para cinco outros estados: Bahia, Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte.
Agência também alerta para a baixa umidade do ar em municípios pernambucanos
Além dos termômetros, também há alertas importantes em relação à umidade do ar no estado de Pernambuco.
Isso porque, de acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Climas, diversas cidades do Sertão do estado deverão contar com índices de umidade entre 12% e 20% até o próximo domingo (1º), sendo que o ideal é acima dos 60%. Segundo a agência, a umidade deve ficar abaixo dos 20% no período da tarde.
Por isso, a agência anuncia algumas recomendações para dias secos como os que estão previstos no estado. Entre elas, estão consumir água à vontade, evitar exercícios físicos entre as 10h e as 16h, preferir áreas com vegetação e protegidas do sol e não se aglomerar em ambientes fechados.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/Freepik