Ceará é referência no Brasil em segurança de dados; saiba mais
O estado do Ceará é considerado uma referência no uso de dados relacionados com a segurança pública. Nesse sentido, estatísticas de diversos tipos de crimes são monitoradas todos os dias pelas autoridades e também são acessadas por qualquer cearense. Essa transparência foi atestada pela Instituto Sou da Paz. Saiba como funciona o uso de dados relacionados com a segurança pública.
Transparência do Ceará no quesito segurança é referência nacional
De acordo com o Instituto Sou da Paz, o Ceará pode ser considerado uma referência brasileira quanto à disponibilidade de dados relacionados com a segurança pública. A organização utiliza seis critérios para mensurar e avaliar essa transparência e o estado nordestino cumpre com todos eles. Confira quais são:
- Dados criminais atualizados;
- Número de letalidade ou vítimas policiais;
- Dados atualizados até 2023;
- Outros indicadores;
- Atividade policial;
- Análises disponíveis.
No Ceará, qualquer cidadão, por exemplo, pode ter acesso aos números divulgados pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) a respeito da quantidade de vítimas de Crimes Violentos Letais Intencionais em um determinado período. Ainda há dados relacionados com outros crimes, como roubo.
Nesse sentido, o pesquisador do Instituto Sou da Paz, ressalta que “o Ceará se destaca por ter painel estático, produzindo de forma intuitiva relatórios rápidos e também em PDF. A Segurança Pública é marcada por uma cultura de ‘caixa preta’. Essa cultura tem mudado com a participação da sociedade”.
Vale ressaltar que, além do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul são outros estados brasileiros que estão cumprindo com todos os critérios do instituto.
A partir dos resultados da pesquisa do instituto, Samuel Elânio, secretário da SSPDS, afirma que o relatório indica uma evolução nas estratégias da segurança cearense e que os dados em tempo real são de utilidade no direcionamento das atividades das autoridades. “Para nós é uma satisfação”, ressaltou.
Imagem: Reprodução/Freepik