Cidades da Bahia podem receber 900 vagas em cursos de medicina; veja lista
O governo federal anunciou a quantidade de vagas que poderão ser abertas em cursos de medicina de instituições privadas em cada estado da federação. A Bahia aparece em destaque com a maior quantidade de oportunidades. Em todo o território nacional, poderão ser abertas 5.700 vagas nesses cursos.
Saiba mais detalhes.
Bahia se destaca e poderá abrir 900 vagas em cursos de medicina
Nesta semana, o governo federal determinou que, no ano que vem, poderão ser abertas até 5.700 vagas em cursos de medicina de instituições privadas em todo o país. O estado da Bahia se destaca e conta com a maior quantidade de oportunidades, 900. Logo em seguida, aparece São Paulo, com 780 vagas.
Na Bahia, o governo federal permitirá a abertura de 15 novos cursos de medicina abrangendo 257 municípios. No entanto, a gestão apontou 16 cidades consideradas regiões de saúde que estarão aptas a receber os cursos. Para a escolha dos municípios, o governo levou em consideração alguns requisitos.
Entre eles, as cidades deverão ter média inferior a 2,5 médicos por mil habitantes, possuir um hospital com pelo menos 80 leitos, demonstrar capacidade para abrigar curso de medicina com pelo menos 60 vagas e também não serem impactadas pela eventual expansão dos cursos nas universidades federais.
Confira os municípios do estado da Bahia que poderão abrir vagas em cursos de medicina em 2024:
- Brumado;
- Camaçari;
- Cruz das Almas;
- Feira de Santana;
- Guanambi;
- Ilhéus;
- Irecê;
- Itaberaba;
- Itabuna;
- Jequié;
- Ribeira do Pombal;
- Santa Maria da Vitória;
- Santo Antônio de Jesus;
- Seabra;
- Senhor do Bonfim;
- Teixeira de Freitas.
Vale ressaltar que o principal objetivo de definir esses limites para a abertura de novos cursos pelo país é desconcentrar a oferta em regiões que já possuem muitas oportunidades, além de garantir qualidade na formação do médico. O edital com todas as regras de autorização foi publicado na última quarta-feira (4).
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/Freepik