Parque Botânico no Ceará é uma excelente opção gratuita para passar o tempo livre; conheça
O Parque Botânico do Ceará e o seu orquidário são excelentes atrações gratuitas para visitar na Região Metropolitana. “Nosso orquidário contempla cerca de 65 espécies [de orquídeas] e 15 espécies de bromélias, nativas e brutas produzidas em laboratório”, conta Antônio Cícero, responsável pelo espaço.
Saiba mais detalhes e veja o horário de funcionamento.
Conheça o orquidário do Parque Botânico do Ceará e suas diversas espécies
O Parque Botânico do Ceará e o seu orquidário são espaços gratuitos de visitação pública e estão disponíveis aos interessados em conhecer algumas plantas que estão presentes em solo cearense. Atualmente, são cerca de 80 espécies de orquídeas e bromélias expostas para contemplação.
De acordo com Antônio Cícero, responsável pelo orquidário, existe um sistema de irrigação que reutiliza toda a água utilizada. Ele explica que uma cisterna capta por volta de 60% da água da chuva, usada para a irrigação das plantas. Assim, em períodos de chuva, a água é aproveitada até novembro.
Vale ressaltar que, em dias de semana, o parque costuma receber a visita de estudantes de escolas e faculdades da região. Já aos fins de semana, o público é maior, uma vez que há oferta de atividades para diferentes tipos de pessoas, de crianças a adultos, levando educação ambiental e recreação a todos.
“[O orquidário é importante] Para que o público venha ter conhecimento da nossa natureza, conhecer novas espécies, a biodiversidade e a riqueza do Ceará. Saber qual é a importância das bromélias, das orquídeas para o Ceará. Então, isso tudo é o que o Parque Botânico faz para mostrar”, afirma Antônio.
Localização e horários de funcionamento do parque
O Parque Botânico está aberto para visitação entre terça-feira e sábado, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Já aos domingos e feriados, o horário de funcionamento é das 9 às 13 horas. O parque fica situado no km 3 da CE 090, na Estrada José Aragão e Albuquerque, em Itambé, Caucaia, cidade da Região Metropolitana.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/Fernanda Barros