Cidade do Pará decreta emergência pela estiagem
Em meio a uma das secas mais severas de todos os tempos na Amazônia, um município do estado do Pará decretou situação de emergência por 180 dias. A proposta dos órgãos municipais é agir para minimizar os efeitos da estiagem e ajudar as comunidades ribeirinhas e urbanas afetadas na região.
Saiba mais detalhes a respeito do anúncio feito pela cidade e veja como está a situação na região amazônica.
Prefeitura anuncia emergência por causa de seca e promete reação ao desastre
A Prefeitura de Óbidos, cidade do oeste do Pará, decretou situação de emergência em áreas impactadas pela estiagem severa, que tem afetado a vida de comunidades ribeirinhas e urbanas dessa região. O decreto foi publicado pela prefeitura no dia 11 de outubro e terá duração de 180 dias.
De acordo com o documento, a estimativa da Coordenadoria Municipal de Proteção e da Defesa Civil indica que há 9 mil pessoas afetadas pela estiagem em 39 comunidades ribeirinhas e urbanas da cidade paraense. Um dos principais desafios é a falta de água potável e também as dificuldades de locomoção.
No decreto, estão listados alguns problemas da estiagem no município, como, por exemplo, a redução do nível dos rios por causa da falta de chuvas, desastres em áreas ribeirinhas e de várzea, prejuízos para a agricultura, pecuária e comércio local, isolamento de comunidades, falta de acesso a serviços e outros.
Por fim, o documento também destaca alguns bairros impactados pela seca, como Centro, Lourdes, Cidade Nova e Bela Vista.
Infelizmente, nos últimos tempos, a região amazônica tem vivido uma das estiagens mais severas de sua história, com rios e lagos completamente secos. Nesse sentido, o Rio Negro, por exemplo, chegou, na última segunda-feira (16), ao seu menor nível desde que a medição começou, há 121 anos, apresentando apenas 13,59 metros.
Para mais notícias e artigos interessantes, acesse nosso portal!
Imagem: Reprodução/A Voz do Xingu