Apac emite importante alerta para população de Pernambuco
Na última quinta-feira (26), a Agência Pernambucana de Águas e Clima emitiu um alerta para a baixa umidade que enfrentará a população de Pernambuco. A previsão é que essa condição se mantenha até a próxima semana. Por isso, o órgão divulgou algumas recomendações para o enfrentamento do cenário. Saiba mais detalhes a respeito da situação na região e veja alguns cuidados a serem tomados.
Agência emite alerta sobre a baixa umidade no estado de Pernambuco
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima, até a próxima segunda-feira (30), a população pernambucana deve enfrentar um cenário de baixa umidade. O órgão emitiu uma alerta, uma vez que os índices poderão ficar abaixo dos 20%. Neste período do ano, os alertas são comuns.
No caso da cidade de Petrolina, por exemplo, as temperaturas foram de 38,5ºC na última quarta-feira (25), sendo a maior registrada neste ano. Já neste período de alerta, a previsão é que a umidade chegue aos 15%. Nos últimos meses, o ar está mais seco e as temperaturas, mais altas na cidade pernambucana.
A Defesa Civil do município aponta para chuvas abaixo da média nos próximos meses. Nesse sentido, o coordenador adjunto da agência ressalta a importância de alguns cuidados para enfrentar essa condição.
“Sabemos que já começou o período de estiagem, que é a época em que o tempo fica mais seco e mais quente, e é quando os focos de incêndio também aumentam. Por isso, precisamos tomar alguns cuidados com a nossa saúde, seguindo algumas precauções para manter o bem-estar”, ressalta José Welton.
Entre as recomendações da agência, estão umidificar os ambientes (vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água), ficar em espaços protegidos do sol, consumir bastante água, evitar exercícios e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, não aglomerar em ambientes fechados e utilizar soro fisiológico.
Imagem: Reprodução/Freepik