Serasa emite importante alerta para população do Pará
De acordo com o Indicador de Tentativas de Fraude do Serasa, o Pará é o estado da região Norte com o maior número de tentativas de fraudes a partir de dados online e telefônicos. Já no cenário nacional, o indicador registrou a maior quantidade do ano, com mais de 900 mil investidas dos criminosos no país.
Saiba mais detalhes.
Segundo o Serasa, o estado do Pará é destaque na quantidade de tentativas de fraude online
Nesta semana, foi divulgado um levantamento do Serasa que mostra o registro de mais de 20 mil tentativas de fraudes a partir de dados online e telefônico em apenas um mês no Pará. Nesse sentido, o estado é o campeão em número de investidas dos criminosos em toda a região Norte do país.
Segundo o Indicador de Tentativas de Fraude do Serasa, foram 46.744 tentativas de fraudes no mês de agosto na região Norte. Somente no Pará, foram 20.525 registros. Além disso, o levantamento ainda mostra que 35,8% do total das investidas registradas foram sofridas por pessoas entre 36 e 50 anos.
Além disso, o indicador também identificou que o segmento de “Bancos e Cartões” continua sendo o favorito dos criminosos, com 52% das tentativas de fraude registradas desde o início deste ano. Em seguida, estão “Serviços” (27,0%), “Financeiras” (16,7%), “Varejo” (3,0%) e também “Telefonia” (1,3%).
“O aumento das tentativas se deve a uma combinação de fatores, incluindo o crescimento das atividades online, o avanço tecnológico dos criminosos, motivação financeira e falta de conhecimento dos consumidores”, disse o diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude do Serasa, Caio Rocha.
Nesse sentido, o diretor aponta caminhos para alterar esse cenário no Pará e em outros estados brasileiros. “Para combater esse aumento, é essencial que pessoas e empresas adotem medidas de autenticação e prevenção a golpes, contando com tecnologia para identificação dos fraudadores”, disse.
Imagem: Reprodução/Freepik