Uece dará qualificação profissional gratuita a profissionais do Ceará
No ano que vem, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) oferecerá qualificação profissional para artesãs rendeiras do estado. A proposta é dar continuidade ao artesanato tradicional, oferecendo a possibilidade de ascensão econômica. Ao todo, a instituição de ensino estará disponibilizando 500 oportunidades.
Saiba mais detalhes a respeito dessas vagas que estarão sendo ofertadas em 12 diferentes cidades do estado nordestino.
Instituição de ensino oferecerá qualificação profissional a artesãs do estado do Ceará
Através do programa federal Mulheres Mil, a Universidade Estadual do Ceará estará disponibilizando, no ano que vem, 500 vagas gratuitas para o curso “Artesã em bordado à mão”. As oportunidades serão ofertadas em 12 municípios do estado. A ideia é profissionalizar as trabalhadoras por meio do artesanato. Ao final das aulas, a participante receberá um certificado comprovando a participação.
As cidades de Amontada, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Icapuí, Itapipoca, Itarema, Paracuru, Paraipaba e Trairi serão contempladas com a qualificação. Além disso, o curso contará com 160 horas/aulas e todo o seu conteúdo será preparado com base na vocação de cada município.
“Além de ser uma das mais conceituadas instituições brasileiras de ensino superior, a Uece também possui tradição e experiência na realização de cursos profissionalizantes e de formação inicial e continuada nas mais diversas áreas”, afirmou o professor e reitor da instituição, Hidelbrando Soares.
“Com as qualificações ofertadas gratuitamente pela Uece à sociedade, milhares de jovens e adultos cearenses foram beneficiados e conseguiram, por meio da educação, uma melhor qualidade de vida. Com o programa Mulheres Mil, voltaremos nossa expertise para qualificar as artesãs do Ceará”, completou.
Essa iniciativa conta com a parceria da Assembleia Legislativa do Ceará, das prefeituras e também do Ceará Credi, que é um programa de microcrédito do Governo do Ceará.
Imagem: Reprodução/Uece