Campeonato Paraense é suspenso pelo STJD
Pouco antes do seu início, o Campeonato Paraense de Basquete 2023 foi suspenso pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) depois de um pedido de um time do estado. Vale ressaltar que o torneio teria início nesta semana, mas com a participação de apenas duas equipes e ainda sem o atual campeão.
Saiba mais detalhes a respeito do caso.
Paysandu pede e STJD suspende o Campeonato Paraense de Basquete 2023
O Campeonato Paraense de Basquete 2023 teria início nesta terça-feira (21), a partir das 20h, no ginásio Serra Freire. No entanto, depois de um pedido do Paysandu, maior campeão do torneio e atual tetracampeão, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu suspender o início da competição.
Com 38 títulos conquistados, o Papão resolveu não participar do CPB 2023 por divergências em pontos do regulamento. Por isso, o torneio seria disputado em um playoff melhor de cinco jogos, com apenas duas equipes, o Remo, já bastante tradicional no estado, e o JP8, que está buscando seu primeiro título.
A ideia era que todas as partidas fosse realizadas no ginásio Serra Freire, que pertence à equipe do Paysandu. O último confronto aconteceria no dia 4 de dezembro, mas a equipe que vencesse três partidas primeiro seria a campeã. Agora, o início do torneio foi adiado por tempo indeterminado.
Campeonato com duas equipes evidencia problemas da modalidade
Nesse sentido, é válido pontuar que a modalidade esportiva não passa pelo seu melhor momento, com um torneio de apenas duas equipes e a inexistência da categoria feminina. Portanto, é urgente a necessidade de atrair mais público para o basquete paraense, além de jogadores e novas equipes.
Além disso, também é preciso fomentar a prática do esporte na periferia, em escolas, a fim de reerguer uma modalidade tão tradicional e vitoriosa no Brasil.
Imagem: Reprodução/Freepik