Saiba quais são as cidades mais violentas de Pernambuco
De acordo com a 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, das 50 cidades mais violentas do país, cinco estão situadas no estado de Pernambuco. O destaque é Cabo de Santo Agostinho, que está na quinta colocação do ranking. Além disso, o estado também se destacou na região Nordeste do Brasil.
Saiba mais detalhes.
Cidades de Pernambuco estão entre as mais violentas do país
A 17ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública foi divulgada e mostrou que, das 50 cidades mais violentas do país, cinco estão situadas no estado de Pernambuco. Além disso, depois de quatro anos seguidos de redução, o número de homicídios voltou a crescer em 2022, com 3.423 mortes violentas.
Nesse sentido, a cidade pernambucana considerada a mais violenta é Cabo de Santo Agostinho, com uma taxa de 81,2 homicídios para cada 100 mil habitantes, ocupando a quinta colocação do ranking. Vitória de Santo Antão, São Lourenço da Mata, Garanhuns e Jaboatão dos Guararapes são outras em destaque.
Lembrando que o fórum levou em consideração a taxa de Mortes Violentas Intencionais (MVI) nos municípios com mais de 100 mil habitantes. Logo, a taxa é o número total de vítimas de homicídio doloso, latrocínio, lesão corporal seguida de morte e mortes decorrentes de intervenções policiais.
Além disso, também vale ressaltar que Pernambuco é destaque tanto no Brasil quanto no Nordeste. Isso porque, com 37,8 mortes violentas registradas para cada 100 mil habitantes, o estado possui a quinta maior taxa de assassinatos do território nacional e a terceira do Nordeste brasileiro.
Por fim, vale pontuar que, de acordo com o documento, o estado nordestino teve um dos menores gastos per capita com segurança pública no ano passado, o que pode explicar os números expressivos. Para cada morador, foram gastos R$ 334,09 com segurança, quarto menor investimento do país.
Imagem: rawpixel.com/Freepik