Cavalo Marinho Boi Pintado: Saiba como surgiu o Patrimônio Vivo de Pernambuco
No último dia 18 de novembro, o Cavalo Marinho Boi Pintado completou 30 anos, data que foi comemorada com uma programação especial de aniversário. O Patrimônio Vivo de Pernambuco é uma brincadeira popular do estado, que envolve música, dança, rituais e poesia em sua composição. Saiba mais detalhes.
Famosa brincadeira pernambucana, Cavalo Marinho Boi Pintado completou 30 anos
Criado no dia 18 de novembro de 1993 pelo mestre Grimário, o Cavalo Marinho Boi Pintado completou seus 30 anos de existência neste ano. Famosa brincadeira popular de Pernambuco, envolve música, dança, rituais, além de poesia em sua composição e se tornou Patrimônio Vivo do estado em 2022.
Além disso, também é válido ressaltar que os participantes da brincadeira, geralmente, são trabalhadores da zona rural, principalmente, das regiões da Zona da Mata no norte de Pernambuco e no sul da Paraíba. Na encenação, são representadas as cenas do universo do trabalho rural seja do presente ou do passado.
Inicialmente realizado nos engenhos de cana da região, hoje o brincadeira conta com a presença de personagens mascarados e bichos, como o boi e o próprio cavalo. Além disso, o patrimônio pernambucano também funciona como uma louvação ao Divino Santo Rei do Oriente e um culto à Jurema Sagrada.
Nesse sentido, por causa da comemoração dos 30 anos do Cavalo Marinho Boi Pintado, uma programação especial aconteceu na cidade de Aliança, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, no último sábado (25). Durante as festividades, houve apresentações de diversos grupos de cultura popular.
Além do aniversariante Cavalo Marinho Boi Pintado, Emboladores de Coco Antônio da Ingazeira e Barra Mansa, da cidade de Aliança, Forró Geração Luiz Paixão, do município de Condado, e Coco Raio de Luz, da cidade de Lagoa de Itaenga, foram outras atrações dessa noite recheada de cultura pernambucana.
Imagem: Divulgação/Cavalo Marinho Boi Pintado