Saiba qual é a cidade do Pará que mais gera empregos
De acordo com o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, a capital Belém é a cidade que mais gera postos de trabalho no estado do Pará. Entre os meses de janeiro e outubro deste ano, foram mais de 10 mil novas oportunidades. O estado é movido pelo comércio e pelos serviços.
Saiba mais detalhes.
Belém é a cidade paraense que mais gerou empregos neste ano
Segundo dados divulgados pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos, a capital do Pará, Belém, é a cidade que mais gerou oportunidades de emprego entre os meses de janeiro e outubro deste ano. No período avaliado, o município conseguiu criar 10.277 oportunidades de trabalho.
Logo em seguida, estão as cidades de Canaã dos Carajás, com 6,6 mil postos de trabalho criados, Parauapebas, com 4,4 mil postos, e, por fim, Marabá, que criou cerca de 3.473 vagas. Já no Pará como um todo, foram geradas 55 mil vagas, sendo, portanto, o décimo estado que mais gera oportunidades no país.
De acordo com o supervisor técnico do Departamento, Everson Costa, a capital paraense é movida, principalmente, pelo setor de comércio e serviços. Além disso, ele reforça que Canaã dos Carajás, Parauapebas e Marabá foram responsáveis pela criação de 26% dos postos de trabalho no período.
“Isso é quase um terço dos postos de trabalho gerados em todo o estado. Dentre os 144 municípios paraenses, estes estão concentrados e diretamente ligados à indústria extrativa mineral. Claro, a gente tem ali soja, tem cabeça de gado, mas é inegável que o peso da indústria mineral extrativa ali é gigantesco”, explica.
Além disso, de acordo com o supervisor Costa, também vale ressaltar que, no ano de 2021, o Produto Interno Bruto (PIB) do Pará foi de R$ 240 bilhões e somente as três cidades citadas foram responsáveis por 42% dessa produção.
Imagem: Reprodução/Rafael Neddermeyer