Muito calor! Confira as maiores temperaturas registradas no Ceará em 2023
No último domingo (3), a maior temperatura do dia foi registrada na cidade de Jaguaribe, no estado do Ceará. Vale ressaltar que o município já havia alcançado o maior índice do ano em outubro, com 41,9 °C. E esse calor extremo tem sido uma característica bastante frequente no Ceará, ao longo de todo este ano.
Saiba mais detalhes.
Temperaturas de cidades cearenses foram superiores a 40 °C
Em 2023, no Ceará, as cidades de Jaguaribe e Barros têm se destacado por causa das altas temperaturas, já que têm juntas nove das dez maiores do ano. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, essa rotina de calor se dá por três motivos, sendo um deles a distância em relação ao oceano.
“A temperatura é maior no interior do Ceará devido à maior distância em relação ao oceano, o que torna o ar mais seco e, portanto, mais facilmente aquecido, quando comparado ao ar mais úmido próximo do mar”, é o que explica o meteorologista Lucas Fumagalli.
Além disso, o especialista também aponta que o nível mais baixo dos dois municípios influencia no aumento dos termômetros, uma vez que altura e temperatura estão totalmente relacionadas. A presença de serras próximas a essas cidades é outro aspecto, já que há uma diminuição da umidade, tornando o clima ainda mais seco.
“As regiões mais baixas, geralmente localizadas ao longo dos vales dos rios, são mais quentes do que regiões mais altas. A presença de serras a leste das estações de Jaguaribe e Barro contribuem para um aquecimento local maior”, conclui o meteorologista.
As Maiores Temperaturas do Ceará em 2023
Confira quais foram as maiores temperaturas registradas no estado:
- 41,9 °C – Jaguaribe, 31 de outubro;
- 41,7 °C – Barro, 25 de novembro;
- 41,5 °C – Barro, 31 de outubro;
- 41 °C – Jaguaribe, 25 de novembro;
- 41 °C – Barro, 29 de setembro;
- 40,9 °C – Jaguaribe, 25 de setembro;
- 40,8 °C – Crateús, 31 de outubro;
- 40,6 °C – Jaguaribe, 24 de novembro;
- 40,5 °C – Jaguaribe, 3 de dezembro;
- 40,4 °C – Barro, 2 de dezembro.
Imagem: Reprodução/Freepik