Halo solar: Saiba mais sobre fenômeno que chamou atenção no céu de Fortaleza
No último sábado (2), os moradores de Fortaleza, capital do estado do Ceará, puderam vislumbrar o chamado halo solar, um fenômeno circular em torno do sol. Vale ressaltar que o halo solar já havia sido observado em outros cidades cearenses no ano passado. O caso foi bastante comentado pelos usuários nas redes.
Saiba mais detalhes.
Fortaleza amanhece com fenômeno do halo solar no céu
Os moradores de Fortaleza, capital do estado do Ceará, acordaram, no último sábado (2), com o fenômeno do halo solar nos céus da cidade. Parecido com um arco-íris em torno do sol, o fenômeno foi bastante comentado pelos cearenses nas redes sociais. “Não sei o que é, só sei que é isso”, brincou um usuário.
Vale ressaltar que o halo solar acontece quando a luz refrata os cristais de gelo presentes em um fino véu de nuvens cirros, formadas a altitudes de dez mil metros. Assim, há uma formação óptica colorida em torno do sol. O fenômeno nem sempre tem relação com as chuvas e pode ser observado em condições favoráveis.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos, o halo solar acontece com bastante frequência, mas, em muitas ocasiões, não pode ser visto por conta da claridade do dia. No ano passado, o fenômeno foi avistado em outros municípios cearenses, como Sobral, Reriutaba e Itapipoca.
Segundo a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, o fenômeno “só se forma se o disco solar estiver envolto numa camada de nuvens altas” e, por isso, pode haver relação com as chuvas em alguns casos.
“Em algumas situações, a presença do halo solar pode anteceder um temporal porque é comum surgir muita nebulosidade alta antes da chegada das nuvens. Porém, muitas nuvens altas também podem surgir quando ocorre forte divergência de ventos nos níveis mais elevados da atmosfera”, explica a especialista.
Imagem: Reprodução/X (Twitter) @rowaellin