Pernambuco registra aumento de quase 800% nos casos de covid-19 em apenas um mês
De acordo com dados coletados pela Secretaria de Saúde do Estado (SES), o número de casos de covid-19 aumentou quase 800% no mês de novembro em Pernambuco. No caminho inverso, apesar da alta de casos, a procura da população pernambucana pela vacina bivalente é baixa, com apenas 12% imunizados.
Saiba mais detalhes sobre a situação.
Número de casos aumenta em Pernambuco, mas vacinação continua baixa
No mês de novembro, a Secretaria de Saúde do Estado (SES) registrou um aumento de quase 800% no número de casos de covid-19 no estado de Pernambuco. Entre a última semana de outubro e os primeiros dias de dezembro, a quantidade de testes positivos para o vírus subiu de 89 para 776 no estado.
Nesse sentido, de acordo com a secretaria, mesmo que o período entre os meses de outubro e dezembro não seja considerado de alto risco para a transmissão do vírus, o aumento no número de casos deve ter sido causado pela aglomeração e circulação de pessoas, além do relaxamento dos cuidados preventivos.
No entanto, apesar do crescimento no número dos casos, a procura da população pernambucana pela vacina bivalente ainda segue baixa. Até o momento, somente 12,6% das pessoas maiores de 18 anos estão imunizadas contra o vírus. Desde que disponibilizadas, 1.030.051 doses foram aplicadas no estado.
Lembrando que a vacina bivalente oferece proteção contra as duas primeiras variantes do vírus, contra a ômicron e suas subvariantes. Além disso, para recebê-la, é necessário já ter sido imunizado com duas doses de vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca ou Pfizer) no esquema primário ou reforço.
No estado de Pernambuco, as vacinas estão sendo aplicadas em diversos pontos da Região Metropolitana do Recife. Nesse sentido, a prefeitura da capital disponibiliza um site com todos os locais que estão oferecendo as doses da vacina bivalente.
Imagem: Reprodução/GOVBA