Famosos restaurantes de Salvador fecham as portas
Nos últimos anos, principalmente depois da pandemia e da crise econômica, famosos e tradicionais restaurantes de Salvador, capital da Bahia, acabaram encerrando as suas atividades. O caso mais recente é do Porto de Moreira, que fechou suas portas por causa do baixo movimento da região onde ficava.
Saiba mais detalhes.
Restaurantes tradicionais de Salvador fecharam nos últimos anos
O caso mais recente foi o fechamento do Porto de Moreira, localizado no Centro de Salvador (BA) e que foi colocado à venda no final do ano passado. O restaurante, presente em diversas obras do escritor Jorge Amado, não sobreviveu à falta de clientes e ao baixo movimento da região onde ficava.
“Estamos tentando vender o restaurante ainda, é uma tristeza sem fim. O movimento do Centro é fraco, por isso fica difícil”, relata Cristina Moreira, que estava à frente do negócio da família. Vale ressaltar que, depois do anúncio do fechamento, o movimento chegou até a melhorar, mas não se manteve contínuo.
Vale ressaltar que o término das atividades do Porto de Moreira reflete a situação complicada vivenciada no Centro da capital baiana. O bairro passa por um cenário decadente por causa da falta de investimentos e da insegurança. Já no ano de 2020, foi a vez do Mini Cacique também fechar as portas.
Um outro caso emblemático é o encerramento das atividades do Restaurante Colon, considerado o mais antigo de Salvador. O espaço também foi citado por Jorge Amado, mas deixou de funcionar em outubro de 2021, influenciado, principalmente, pela pandemia e pela crise econômica, que foi causada por ela.
Apesar de todo esse cenário, o famoso Juarez Restaurante reabriu as suas portas depois de ficar fechado por um ano para reformas. O estabelecimento, fundado em 1995, voltou a funcionar na última segunda-feira (11).
Imagem: Reprodução/Rafael Vieira