Onda de calor não irá atingir Salvador? Entenda
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Salvador, capital da Bahia, não será atingida pela onda de calor que afeta o país neste momento. Segundo especialistas, a umidade vinda do oceano é a explicação. Ao todo, 15 estados brasileiros deverão ser impactados com o aumento nas temperaturas.
Saiba mais detalhes.
Salvador não será atingida pelo onda de calor que afeta o país
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê que a onda de calor permaneça na Bahia e em outros 15 estados brasileiros até o próximo domingo (17), com temperaturas máximas acima dos 40 °C. Apesar disso, a capital Salvador não será impactada com o fenômeno por causa da umidade vinda do oceano.
“A faixa litorânea recebe a umidade que vem do oceano e isso inibe a amplitude dessa onda de calor. A cidade sente calor, mas não entra no padrão da massa de ar quente, que precisa apresentar 5 °C acima da climatologia”, explica a meteorologista Andrea Ramos, que integra a equipe de pesquisadores do Inmet.
Ademais, nesse sentido, segundo o professor Clemente Augusto Tanajura, do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia (UFBA), “toda região costeira possui um clima especial, de mais umidade, pela presença do Atlântico. O oceano age como estabilizador de temperatura e provê umidade”.
Essa é a quinta onda de calor que atinge o país neste ano, que deve se tornar um dos mais quentes da história. O fenômeno se caracteriza por um bloqueio atmosférico, que manterá o tempo seco e quente na maior parte do território, impedindo a entrada de massas de ar frio.
Nesse sentido, já a partir da próxima semana, a tendência é a chegada da chuva e, portanto, as temperaturas serão mais amenas. Enquanto isso, o mais importante é se proteger das altas temperaturas.
Imagem: Reprodução/Freepik