Não é Belém! Saiba qual é a cidade mais rica do Pará
De acordo com uma nova pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Belém não é a cidade mais rica do estado do Pará. Segundo o levantamento, os três municípios com o maior saldo de atividade econômica do estado estão entre os maiores índices do Produto Interno Bruto do país em 2021. Saiba mais detalhes a respeito da nova pesquisa.
Canaã dos Carajás é considerada a cidade mais rica do Pará
De acordo com a pesquisa PIB dos Municípios, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Canaã dos Carajás e Parauapebas são as cidades paraenses com o maior saldo de atividade econômica do estado no ano de 2021. Já a capital Belém está na terceira colocação, segundo o estudo.
Além disso, vale destacar que as três primeiras colocadas estão entre as 100 cidades com os maiores índices do Produto Interno Bruto do país. Lembrando que o levantamento leva em consideração as áreas de agropecuária, indústria, serviços, administração, defesa, educação, saúde pública e seguridade social.
Já entre os 30 municípios mais ricos da Região Norte, 16 são do estado do Pará, sendo Parauapebas o mais bem colocado, na segunda posição, com 8,82% de participação no índice total. Em seguida, estão Canaã dos Carajás, com 6,20%; Belém (5,93%); Marabá (2,40%); Barcarena (1,64%); e tantos outros.
Também é válido destacar a cidade de Ulianópolis, que foi o município paraense com o maior rendimento no setor da agropecuária nacional. Já nos setores de administração, defesa, educação e saúde públicas e seguridade social, Belém foi a cidade melhor colocada em relação a todo o país, aparecendo no 17º lugar.
Por fim, vale ressaltar o município de Parauapebas, que conta com o quarto maior rendimento no setor industrial. Canaã dos Carajás, Marabá e Barcarena também são destaques nessa atividade econômica.
Imagem: Reprodução/Agência Pará