Mais motos do que carros! Cidade do Pará surpreende por proporção de veículos
Nos últimos anos, a moto tem sido o veículo preferido dos moradores de diversas cidades no oeste do estado do Pará. Em uma delas, as motos são 83% dos veículos em circulação pelas ruas. De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, a tendência é que o número de motos continue aumentando no futuro.
Saiba mais detalhes.
Cidades do Pará têm números impressionantes de motos em circulação
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito, até setembro do ano passado, havia cerca de 32 milhões de motos registradas em todo o país. Em municípios localizados no oeste do estado do Pará, esse tipo de veículo tem sido o preferido dos moradores, e a diferença para o número de carros é alta.
É o caso, por exemplo, das cidades de Prainha, Santarém, Juriti, Óbidos, Alenquer e Monte Alegre, onde a frota de motos costuma ser maior do que de carros. Em Prainha, a moto representa 83% da frota em circulação. Para a Secretaria, a tendência é que o número desses veículos continue crescendo no futuro.
Cássio Alex trabalha como motorista em sua moto e também atua com serviço de transporte por aplicativo. Segundo ele, sem seu veículo, sua vida financeira seria significativamente afetada. “Hoje em dia a minha renda é em cima da minha moto, além de ser mais em conta na minha locomoção”, contou.
Além disso, para ele, “no carro tem mais conforto, mas o custo também é mais alto”. Nesse sentido, ele afirma que “hoje em dia para quem necessita de um custo-benefício menor, no transporte e locomoção, uma moto vale a pena. Mesmo sendo mais em conta, precisamos também ter cuidados no trânsito”.
Vale ressaltar que, de acordo com especialistas, o empobrecimento da renda, o encarecimento dos carros e a popularização dos aplicativos de entrega são as principais causas para o crescimento no número de motos no país.
Imagem: Reprodução/Freepik