Dengue: Pernambuco registra alta no número de casos
De acordo com o Informe Epidemiológico de Arboviroses, o estado de Pernambuco registrou uma alta superior a 50% no número de casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período do ano passado. Até o momento, foram 512 ocorrências, sendo 55 já confirmadas pela Secretaria de Saúde.
Saiba mais detalhes sobre a situação da doença.
Pernambuco registra aumento no número de casos prováveis de dengue
Entre os dias 31 de dezembro de 2023 e 27 de janeiro deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) registrou 512 casos prováveis de dengue em Pernambuco, segundo o Informe Epidemiológico de Arboviroses. Desse total, 55 já foram oficialmente confirmados, o que tem preocupado as autoridades.
Isso porque, em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma alta de 57,5% na quantidade de casos prováveis registrados no estado. Em 2023, foram 325 ocorrências neste período. Atualmente, a incidência é de 5,7 casos prováveis para cada 100 mil habitantes.
Neste ano, o maior número de casos em investigação foi registrado na capital Recife, com 70. Por outro lado, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, contabilizou 49. No Agreste de Pernambuco, o município de Gravatá notificou 56 ocorrências, enquanto que, em Caruaru, foram realizados 33 registros.
Em relação ao perfil daqueles que estão sendo investigados, a maioria (70,5%) são em pessoas pardas. No caso dos homens, a faixa etária com mais registros é de 30 a 39 anos, seguida de 20 a 29 anos. Já entre mulheres, a incidência maior está no grupo de 20 a 29 anos, seguido da faixa dos 15 aos 19 anos.
Lembrando que, apesar da alta registrada, o estado de Pernambuco não foi contemplado na primeira fase da vacinação contra a dengue. No Brasil, 521 municípios começarão a aplicar o imunizante no mês de fevereiro.
Imagem: Reprodução/Getty Images