Santa Casa realiza cirurgia inédita no Pará; saiba mais
Por meio da Fundação Santa Casa, o estado do Pará realizou pela primeira vez uma microcirurgia em criança para o tratamento de um processo expansivo intramedular. Para que o complexo procedimento fosse realizado, a equipe médica utilizou uma tecnologia específica, permitindo o sucesso da operação.
Saiba mais detalhes sobre o equipamento que foi utilizado pela instituição.
Santa Casa do Pará realizou cirurgia inédita em uma criança
O procedimento para tratar um processo expansivo intramedular foi considerado complexo e utilizou o Microscópio de Neurocirurgia com Fluorescência e ainda câmera 4K, que facilita o trabalho dos cirurgiões. De acordo com Simone Rogério, neurocirurgiã pediátrica, o paciente terá alta em uma semana.
“Trata-se de uma cirurgia complexa, porque em criança, uma cirurgia de coluna, a gente tem que realizar uma abertura maior da coluna e entrar na medula, mas ocorreu tudo bem. Sendo assim, para nós, para o usuário e a instituição é um grande ganho”, ressaltou a neurocirurgiã responsável pela microcirurgia.
Essa foi a primeira vez que um procedimento como esse, na área da neurocirurgia, foi realizado na Santa Casa. Segundo Simone, a opção pela microscopia se deu pelo fato de a lesão acontecer no interior da medula espinhal. Para ela, a utilização de um microscópio tão avançado é uma grande conquista.
“A neurocirurgia realizada com a utilização do microscópio, na instituição, para o nosso corpo técnico é um avanço. É um ganho enorme, nós estamos já com programação de outras cirurgias direcionadas para a Santa Casa e que dependiam do microscópio. Vamos dar um andamento à fila desses pacientes”, disse.
Vale ressaltar que a compra do avançado equipamento foi feita pelo governo estadual, no ano passado. Para Bruno Carmona, presidente da Fundação Santa Casa do Pará, o uso do novo microscópio deve melhorar o tratamento médico oferecido pela instituição.
Imagem: Reprodução/Freepik