Taxa de desocupação em Pernambuco em 2023 foi a maior do Brasil
De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de desocupação de Pernambuco foi a maior do país no ano passado. Segundo o levantamento, mais de 13% da população estava desempregada, o pior resultado do estado nordestino desde o ano de 2015.
Saiba mais detalhes a respeito dos resultados.
Taxa de desocupação de Pernambuco foi a maior do país em 2023
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo IBGE, a taxa de desocupação em Pernambuco foi de 13,4% da população de 14 anos ou mais, no ano passado. Esse é o pior resultado do estado desde o ano de 2015 e foi o maior número registrado no país, em 2023.
“Os indicadores de produção industrial, de serviços e de vendas do comércio já demonstravam, ao longo de 2023, um menor dinamismo na economia pernambucana, que acabam de refletir no nível de ocupação”, ressalta a gerente de planejamento e gestão do IBGE em Pernambuco, Fernanda Estelita.
Além disso, a gerente do órgão também destaca o número expressivo de trabalhadores pernambucanos na informalidade. De acordo com a pesquisa, a taxa de informalidade do estado foi de 50,1% da população ocupada, ou seja, mais da metade da força de trabalho não tinha carteira assinada em 2023.
“O grande volume de pessoas no mercado informal, sem garantias trabalhistas e com menores rendimentos, gera uma insegurança quanto ao futuro. Isso reduz as perspectivas de investimento das empresas e diminui as chances de contratação, num ciclo de baixo desempenho econômico”, afirma.
Já em relação ao rendimento médio do trabalhador, a pesquisa identificou que o pernambucano recebeu, em média, R$ 1.952 no ano passado. Esse foi o quarto menor rendimento do país em 2023, atrás apenas do Ceará, do Maranhão e da Bahia.
Imagem: Reprodução/Reuters