Capacidade de açudes no Ceará gera alerta; 13 já atingiram cota máxima
De acordo com dados do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, 13 açudes do Ceará já estão com sua capacidade máxima atingida. Além disso, outros reservatórios do estado possuem volumes expressivos, aproximando-se do limite. Já o Castanhão tem 25% da sua capacidade.
Saiba mais detalhes a respeito da situação dos açudes cearenses e veja quantos deles já tem a sua capacidade máxima preenchida.
Volume de açudes do Ceará já está no limite e gera preocupação
O Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos aponta que há 13 açudes do Ceará sangrando, ou seja, com seu volume na capacidade máxima. Além disso, outros quatro reservatórios estão com 90% da sua capacidade ocupada. Os dados foram observados na manhã de terça-feira (5).
Confira a lista de açudes cearenses com capacidade máxima:
- Acaraú Mirim
- Arrebita
- Caldeirões
- Cauhipe
- Forquilha
- Gerardo Atimbone
- Germinal
- Itaúna
- Patos
- Santa Maria de Aracatiaçu
- Santo Antônio de Aracatiaçu
- São Pedro Timbaúba e
- São Vicente
Segundo a companhia, no último domingo (3), o volume máximo permitido foi atingido em dois açudes cearenses. É o caso de Itaúna, em Granja; e o Caldeirões, em Saboeiro. Já na segunda-feira (4), foi a vez do reservatório Arrebita, em Forquilha. O Cauipe, em Fortaleza, atingiu a sua primeira sangria do ano.
Vale também destacar o Aracoiaba, que abastece a região metropolitana e atingiu 90% da sua capacidade. Já o Castanhão, maior reservatório do país, registra apenas 25% do volume total permitido e se junta aos outros 45 açudes cearenses que ainda têm volumes abaixo dos 30% da capacidade.
Também de acordo com a companhia, o reservatório de Orós, que é o segundo maior do estado, apresenta 50% da sua capacidade total. Por outro lado, o Banabuiú segue com volume inferior à metade da sua capacidade, apenas 37%.
Imagem: Reprodução/Gil Magalhães