Municípios do Pará registram diminuição de 66% nos índices de desmatamento
De acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em 15 municípios do Pará, houve redução expressiva no desmatamento entre agosto de 2023 e fevereiro deste ano. Vale ressaltar que todos eles estão incluídos no decreto de emergência ambiental, anunciado no ano passado.
Saiba mais detalhes a respeito dos dados do mais novo levantamento.
Inpe registra diminuição do desmatamento em municípios do Pará
Segundo dados do Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), houve uma redução de 66% no desmatamento de 15 cidades paraenses, entre os meses de agosto de 2023 e fevereiro deste ano, em comparação com o período anterior.
Nesse sentido, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’de Almeida, reforça que a diminuição registrada no período é resultado da integração entre o combate aos crimes ambientais e outras políticas, como regularização ambiental rural, fomento aos produtores rurais e a bioeconomia.
“O fato de que os 15 municípios, no acumulado do Ano Prodes 2024 em relação a 2023, terem apresentado redução de 66% na área recoberta por alertas de desmatamento, ratifica a importância da continuidade do decreto de emergência ambiental”, destaca o secretário de Meio Ambiente.
Vale destacar que os municípios onde houve redução estão incluídos no Decreto Nº 2.887, que estipula o estado de emergência ambiental. Segundo o levantamento, a diminuição foi de 934 km² nos alertas de desmatamento por meio de ações das Secretarias do Meio Ambiente e também da Segurança Pública.
Por fim, o levantamento também indica uma menor participação desses municípios no desmatamento do estado. No ano passado, o Pará registrou área desmatada de 1.977 km², com participação de 71% dessas 15 cidades, enquanto que, em 2024, a área foi de 1.009 km², com participação de apenas 47%.
Imagem: Reprodução/Freepik