Instagram ultrapassa o TikTok e se torna o aplicativo mais baixado do mundo
O Instagram ultrapassou o TikTok em novos downloads de aplicativos no ano passado, com o crescimento impulsionado pela cópia do sucesso de seu rival chinês, com foco agora em vídeos de curta duração. O número total de downloads de aplicativos do Instagram cresceu 20% em 2023 para 768 milhões em comparação com o ano anterior, de acordo com a empresa de inteligência de mercado Sensor Tower, tornando-o o aplicativo mais baixado do mundo.
Os downloads do TikTok, de propriedade da ByteDance com sede em Pequim, aumentaram apenas 4% para 733 milhões no mesmo período. As estatísticas sugerem que a plataforma de compartilhamento de fotos da Meta está tendo sucesso em atrair novos usuários, com o CEO Mark Zuckerberg tendo identificado o crescimento do TikTok como uma das maiores ameaças ao seu império de mídia social.
Em 2020, o Instagram introduziu os “reels”, um recurso que permitia aos usuários compartilhar clipes curtos, clonando os recursos de vídeo viral do TikTok que haviam conquistado milhões de consumidores da Geração Z.
Cenário atual para Instagram e TikTok
Os usuários ativos do TikTok atingiram 1,12 bilhão, com uma queda de 12 milhões nos últimos três meses do ano passado.No entanto, o TikTok continua a obter melhor engajamento de seus mais de 1 bilhão de usuários ativos em todo o mundo. Enquanto isso, a ByteDance está tendo um crescente sucesso no comércio eletrônico graças ao TikTok Shop, que permite que marcas e comerciantes vendam produtos comercializados por meio de vídeos curtos.
Em 2023, o TikTok Shop gerou US$ 1,1 bilhão em receita bruta de mercadorias nos EUA, o valor total dos bens vendidos em sua plataforma, de acordo com estatísticas financeiras internas do TikTok vistas pelo Financial Times. Como reação, Meta e TikTok não responderam aos pedidos de comentários.