Os videojogos já não são apenas “jogos”: eis os novos criadores, influenciadores e streamers dos jogos em linha

Nos últimos anos, o mundo dos videojogos viu surgir uma nova geração de personalidades influentes, provenientes não só do mundo dos jogos, mas também de outras áreas do desporto. Muitos “deuses” do mundo do desporto encontraram uma segunda casa na arena digital, transformando a sua paixão pelos jogos de vídeo numa carreira de transmissão e criação de conteúdos de grande valor, não apenas monetário.


Estes novos criadores, influenciadores e streamers não só entretêm o seu público com as suas proezas de jogo, mas também com o seu indiscutível charme pessoal, em parte proveniente da glória do campo desportivo.


É o que lemos na análise da ExpressVPN sobre o assunto, que inclui as lendas desportivas globais mais seguidas que também nutrem uma carreira em jogos virtuais. Vamos descobrir quais são os mais populares.

Da Fórmula 1 à FIFA: a paixão irreprimível de Verstappen

Max Verstappen, conhecido pelos seus três títulos de campeão mundial de Fórmula 1, também se tornou famoso no mundo digital do FIFA (atualmente EA Sports FC). Pode mesmo dizer-se que a sua dedicação ao desporto virtual é tão intensa como a sua paixão pelas corridas. Em 2018, de facto, ficou em 31º lugar a nível mundial no modo de jogo FIFA Ultimate Team, um feito impressionante para alguém que, como ele, também tem de gerir uma carreira nas pistas cheia de adrenalina.


No ano seguinte, subiu ainda mais, alcançando o 21º lugar a nível mundial e demonstrando assim as suas imensas capacidades em qualquer campo de jogo. A paixão de Verstappen pelo FIFA também veio ao de cima durante o Grande Prémio dos Estados Unidos de 2021, em Austin, Texas: o chefe da equipa Red Bull, Christian Horner, revelou que Verstappen passou a maior parte do seu tempo nesse fim de semana, cerca de 14 horas, completamente imerso no FIFA.


No entanto, demonstrou uma concentração muito elevada nas corridas, vencendo de forma espetacular em Austin sobre Lewis Hamilton. E as proezas de Verstappen nos jogos não se limitam apenas ao jogo a solo, uma vez que ele “arrasou” o colega piloto de F1 Lando Norris numa série de três jogos de FIFA durante a época de 2020. Além disso, ele também quase derrotou o pentacampeão de FIFA Koen Weijland, da Holanda, durante um amistoso digital no final de 2023.

O recorde de Leclerc

Entre os pilotos exaltados que adoram videojogos encontra-se também Charles Leclerc. O seu interesse por jogos, especialmente por simuladores de corridas, tornou-se conhecido da imprensa e dos fãs precisamente durante a pandemia. 

Uma vez que as corridas no mundo real estavam praticamente suspensas, ele e uma equipa de outros pilotos bem conhecidos, como George Russell, Alex Albon e Lando Norris, formaram o que ficou conhecido como o “Twitch Quartet” da F1. Os quatro transmitiram as suas sessões de jogo aos fãs através de streaming em direto, gerando grande ressonância global. 

A jogada, aliás, rendeu a Leclerc impressionantes 986.000 fãs no Twitch, onde até hoje é possível admirar suas habilidades de jogo, bem como seu equipamento caríssimo. Aparentemente, o atleta possui um volante Fanatec Podium Racing, pedais ClubSport e dois monitores Samsung ultra-wide, acessórios com um valor de mercado de vários zeros.

Russel e Norris: profissionais do streaming

Durante a série de Grandes Prémios Virtuais de Fórmula 1 de 2020, Russell também emergiu como um adversário formidável, especialmente após as vitórias em Espanha, Mónaco, Azerbaijão e Canadá. Esta série de títulos tornou-o famoso como o Campeão do Virtual GP e serviu para cimentar ainda mais a sua reputação no mundo dos eSports. 

A paixão de Norris pelos jogos e pelo streaming, por outro lado, surgiu da análise do crescimento dos seus seguidores no Twitch, que passaram de cerca de 185 000 para mais de 1,6 milhões em apenas dois anos. Este aumento de popularidade é em parte atribuído às suas actividades regulares de streaming durante o confinamento, meses muito lucrativos para a sua enorme base de fãs. 

Ao contrário dos seus colegas, Norris decidiu investir neste negócio, lançando a sua própria equipa de eSports e a sua própria empresa de criação de conteúdos profissionais. A sua marca também oscila entre patrocínios em vestuário, conteúdos de marca em acessórios desportivos e uma presença em várias competições virtuais, o que testemunha um claro desejo de continuar a expandir-se no emergente e lucrativo mundo dos eSports.