Quase 160 mil contribuintes do Ceará vão receber restituição do Imposto de Renda no 1º lote; saiba como consultar
A Receita Federal disponibiliza nesta quinta-feira (23) a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda 2024. No Ceará, 159.630 contribuintes serão beneficiados com a restituição deste lote, cujo pagamento ocorrerá no dia 31 de maio.
No total, a Receita desembolsará, no Ceará, R$ 322.072.129,44 aos contemplados nesta primeira rodada de restituições. O valor será creditado na conta bancária indicada na declaração do imposto.
Detalhes sobre o valor total de restituição e números de beneficiados
O lote atual engloba restituições do ano corrente e também inclui valores residuais de anos anteriores, culminando em uma quantia imponente de R$ 9,5 bilhões. Isso reflete no maior montante já disponibilizado pela Receita em um único lote de restituição. No total, 5.562.065 contribuintes serão beneficiados, representando uma abrangência nacional ampla.
Em resposta ao estado de calamidade recentemente decretado no Rio Grande do Sul, a Receita priorizou os contribuintes residentes nesse estado, permitindo um repasse acelerado de mais de um bilhão de reais entre os envolvidos.
Conheça os contribuintes prioritários no recebimento das restituições
- Idosos acima de 80 anos: 258.877 beneficiados
- Contribuintes entre 60 e 79 anos: 2.595.933 beneficiados
- Portadores de deficiência física ou mental, ou com moléstia grave: 162.902 beneficiados
- Professores cuja maior fonte de renda seja o magistério: 1.105.772 beneficiados
- Usuários da Declaração Pré-preenchida ou que optaram pelo recebimento via PIX: 787.747 beneficiados
Calendário de Pagamento das Restituições do IRPF 2024
- Primeiro lote: 31 de maio
- Segundo lote: 28 de junho
- Terceiro lote: 31 de julho
- Quarto lote: 30 de agosto
- Quinto lote: 30 de setembro
Como consultar e corrigir pendências na declaração
Com o objetivo de facilitar o acesso às informações e corrigir possíveis inconsistências, a Receita Federal oferece um sistema online onde os contribuintes podem consultar a situação da sua declaração. Através do portal e-CAC, é possível não somente consultar, mas também realizar as devidas retificações de forma simples e rápida.
Além disso, a Receita disponibiliza um aplicativo móvel, aumentando assim a praticidade para consulta de informações tanto de restituições quanto da situação cadastral do CPF.
A agilidade no processo de restituição do IRPF é uma clara demonstração do compromisso da Receita Federal em manter a eficiência e transparência com o público contribuinte, beneficiando a economia do país e o bolso do cidadão.