Dicas para superar o medo de errar ao falar inglês

Está aprendendo inglês mas não sabe como superar o medo de errar ao se comunicar no idioma? Então o nosso conteúdo é perfeito para você, pois vamos te dar várias dicas para superar o medo de errar ao falar inglês de uma forma bem simples.

Dessa forma, você vai conseguir colocar em prática tudo que está aprendendo e ainda vai superar o seu medo de se comunicar em inglês de uma vez por todas.

Então, confira até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você e fique por dentro de todas as dicas para superar o medo de errar ao falar inglês!

Não se julgue e não se compare

A primeira dica para superar o medo de errar ao falar inglês é não se julgar quando cometer erros e nem se comparar com outros falantes do idioma. Isso porque, o julgamento não vai te ajudar a progredir, muito pelo contrário, vai atrasar o seu desenvolvimento porque você está mais preocupado em ficar se julgando do que em perceber o quanto já progrediu.

Por outro lado, ficar se comparando com outros falantes do idioma é muito injusto, uma vez que cada pessoa aprende em uma velocidade diferente de formas diferentes. Por exemplo, não tem porque se comparar com uma pessoa que nasceu falando inglês ou então uma que tem vários anos a mais de prática no idioma.

Por isso, a dica aqui é evitar julgamentos para conseguir focar em tudo que você já aprendeu e o quanto progrediu no idioma de modo a conseguir perder o medo de errar ao falar inglês.

Fale sozinho em inglês

A segunda dica para superar o medo de errar ao falar inglês é justamente por meio da prática. Porém, se você está com medo de errar ao se comunicar no idioma, uma ótima opção é falar sozinho em inglês.

Isso porque, estando sozinho, você vai se sentir mais à vontade para treinar a sua pronúncia e testar tudo que está aprendendo. Para isso, você pode organizar um diálogo previamente, como por exemplo com perguntas e respostas usando um tempo verbal específico.

Por outro lado, você também pode se jogar no improviso e imaginar diálogos em várias situações diferentes, como por exemplo pedindo informações em um shopping ou então fazendo um pedido em um restaurante.

Além disso, você também pode usar livros e revistas para falar sozinho em inglês, onde tudo que você vai precisar fazer é ler esses conteúdos em voz alta. E se você quer aprender inglês sozinho, a leitura desses conteúdos pode te ajudar tanto a perder o medo de errar ao falar inglês quanto te ajudar com o vocabulário e a entender mais sobre a gramática do idioma.

Pense em inglês

A terceira grande dica para superar o medo de errar ao falar inglês é pensando em inglês. Isso porque esse exercício de pensar em inglês faz com que você se acostume com o idioma e pare de traduzir tudo que está ouvindo ou lendo em inglês para português.

Uma atividade bem simples para você fazer é tirar um tempo, como quando está lavando louça ou fazendo alguma atividade manual, e usar esse tempo para pensar em inglês. Você pode, por exemplo, pensar sobre o que você precisa comprar no mercado ou então todas as tarefas que ainda precisa fazer ao longo do dia.

Não tenha vergonha de falar devagar

A quarta dica para superar o medo de errar ao falar inglês é não ter vergonha de falar devagar. Isso porque, quando você tem o primeiro contato com pessoas fluentes no idioma ou então nativas, percebe que a velocidade de fala é muito alta, e muitas vezes você quer acompanhar por vergonha.

Porém, não precisa se envergonhar de falar devagar e pensar nas palavras que você precisa usar, até porque ainda está aprendendo o idioma.

Não se preocupe com o sotaque

A última dica para superar o medo de errar ao falar inglês é não se preocupar com o sotaque. Isso porque ter sotaque é completamente normal, e até mesmo os nativos têm diferentes sotaques.

Então, foque na sua pronúncia e em colocar tudo que está aprendendo em prática para superar o seu medo de errar toda vez que se comunicar no idioma.

Agora você já conferiu todas as dicas para superar o medo de errar ao falar inglês. Então que tal colocar todas elas em prática agora mesmo para superar o seu medo de uma vez por todas?