Explicando: O que é o ChatStep??

O que é o Chatstep?

O site Chatstep não existe mais.

O Chatstep é um site que permite aos usuários criar ou entrar em uma sala de chat online. Os usuários podem conversar usando um apelido ou anonimamente. Você não precisa ter uma conta para usar o Chatstep, mas pode criar uma conta para os recursos de compartilhamento de fotos e o messenger privado. No momento, ele está sendo transformado em um aplicativo para Android e iOS.

Alternativas ao chatsetp confira nesse site.

Como o Chatstep funciona?

O Chatstep tem três opções diferentes de bate-papo. Vamos examinar essas opções com mais detalhes.

  1. Crie uma sala de bate-papo: escolha um nome para a sala e compartilhe um link e uma senha com até 50 amigos via mídia social.
  2. Participe de uma sala privada criada por um amigo, através de um link
  3. Acessar salas de bate-papo públicas

Por que as crianças usam?

As mensagens instantâneas sempre foram o método preferido para crianças e adolescentes se comunicarem on-line. O Chatstep possui uma interface bem projetada e um sistema de arrastar e soltar fácil de usar para compartilhamento de fotos. Outro recurso que torna o Chatstep atraente é o fato de eles não exigirem que os usuários configurem uma conta. Isso torna o bate-papo online ainda mais rápido e fácil de fazer.

As conversas não são armazenadas, tornando-o um espaço onde jovens adultos podem enviar mensagens em particular. Não armazena logs de bate-papo. É essencialmente um serviço de mensagens de chat em grupo descartável.

Quais são os riscos?

O Chatstep pode oferecer liberdade a seus adolescentes para conversar com amigos ou estranhos, mas isso traz riscos.

  1. Sem nomes de usuário ou detalhes da conta, você não sabe com quem está realmente falando.
  2. O site é destinado a maiores de 18 anos  e você pode esperar mais conteúdo adulto. Descobrimos que muitos apelidos, nomes de salas públicas e bate-papos selecionados aleatoriamente tinham  conteúdo adulto  .  
  3. A possibilidade de cyber-bullying é uma ameaça real. As salas de bate-papo públicas não são moderadas nem são monitoradas. Se você encontrar bullying neste site, não tem como descobrir quem é essa pessoa. Você pode sair da sala de chat, silenciar o usuário ou denunciar as imagens.
  4. Você não pode denunciar usuários individuais, apenas a sala de bate-papo.
  5. O Chatstep facilita muito o compartilhamento de fotos. Imagens explícitas podem ser compartilhadas neste site.
  6. O site permite mensagens privadas entre pessoas em salas de bate-papo públicas.

Conselhos para pais e adolescentes

  1. Informe seu filho sobre os riscos, informe-o de que é um site adulto. Os pais devem se familiarizar com o site, como ele funciona e o conteúdo do site antes de fazer um acordo com seu filho. Grande parte do conteúdo não é apropriado para jovens.
  2. Converse com seu filho sobre como lidar com comentários ou observações negativas. Ajude a criar estratégias para eles, caso não se sintam confortáveis, por exemplo, mostre-lhes como sair da sala de bate-papo ou silenciar o remetente.
  3. Verifique se o seu filho sabe como o aplicativo funciona. Mostre a eles os recursos do relatório e as “Configurações” para garantir que eles possam permitir apenas imagens seguras.
  4. Recomendamos que os usuários não usem as salas de bate-papo públicas ou entrem em salas encontradas on-line ou de pessoas que não conhecem.
  5. Nunca forneça informações pessoais on-line, confira nosso guia para compartilhar on-line:  https://www.webwise.ie/parents/talking-points-posting-sharing-online/ .

Relatórios no Chatstep

Se um usuário encontrar algum conteúdo inapropriado no Chatstep, deverá denunciá-lo ao site.

  1. Sob todas as fotos, há um botão de relatório.
  2. No Chatstep.com, você pode denunciar uma sala usando o botão denunciar no canto inferior esquerdo da tela.